Rival do Flamengo, técnico do PSG lidou com morte da filha e 'demitiu' Neymar
Luis Enrique será um dos protagonistas da final do Intercontinental de Clubes
Luis Enrique, técnico do PSG, enfrenta o Flamengo no Mundial, marcando sua carreira com superação pessoal e profissional, incluindo a perda da filha, a saída de Neymar e recuperação após uma cirurgia.
O Flamengo terá de superar um adversário fora das quatro linhas se quiser desbancar o Paris Saint-Germain e conquistar o bicampeonato do Mundial de Clubes: Luis Enrique. Aos 55 anos, o treinador espanhol vive um novo momento de destaque em sua vida profissional, quase uma década após levar o trio MSN às glórias no Barcelona.
- Está no Tiktok? O Terra Esportes chegou por lá para te manter informado de um jeito diferente e divertido. Siga nosso perfil, curta e compartilhe!
Entre as duas ‘fases de ouro’ de sua carreira como treinador, o ex-meio-campista viveu um drama pessoal com a morte da filha Xana, aos 9 anos, em 2019, vítima de um tumor ósseo. A memória da garotinha foi lembrada após o último título da Liga dos Campeões, com direito a homenagem dos torcedores parisienses.
''Xana está sempre conosco. Quando alguém ama as pessoas com o coração, sempre está comigo e hoje seguramente ela estaria aqui correndo”, disse Luis Enrique após a vitória sobre a Inter de Milão.
Se hoje carrega a lembrança da filha em suas conquistas, Luis Enrique precisou ser forte durante a luta contra a doença. No dia 19 de junho de 2019, pouco menos de um ano após assumir o comando da seleção espanhola, o treinador pediu demissão do cargo sob a justificativa de problemas particulares, sem citar o que estava acontecendo.
Dois meses depois, em 29 de agosto, veio à tona a notícia da morte de Xana. Após o tempo para cuidar da vida pessoal, Luis Enrique voltou ao comando da Fúria em 19 de novembro do mesmo ano.
Após o retorno, o técnico permaneceu no cargo até o fim do ciclo da Copa do Mundo de 2022, no Catar. Sua saída definitiva do posto veio após a eliminação nos pênaltis para Marrocos, nas oitavas de final do Mundial.
O início de sua trajetória na Cidade Luz, porém, também teve momentos delicados. Em um desses, precisou ter uma conversa franca com Neymar, com quem havia vivido dias de sucesso no Barcelona.
Com a demissão da seleção de seu país, Luis Enrique passou quase um ano sem trabalhar até ser anunciado pelo PSG, em julho de 2023. Logo em sua chegada ao clube francês, o técnico precisou ter uma conversa com Neymar, com quem havia alcançado as principais glórias de sua carreira nos tempos de Barcelona.
De acordo com o dirigente Luis Campos, o técnico recomendou ao craque brasileiro uma saída de Paris. Por influência do treinador ou não, o camisa 10 assinou com o Al Hilal, da Arábia Saudita, no mês seguinte.
“Luis Enrique foi o primeiro a dizer a Neymar: ‘É bom que você saia’. Ele disse isso pessoalmente. Porque ele pensa no futebol de forma diferente: jogar em equipe, jogar com quem for o melhor nos treinos da semana”, disse em entrevista ao canal RMC.
Por falar em mudança de ares, o próprio Luis Enrique já sentiu na pele as tensões de uma transferência polêmica. Quando ainda era jogador, em 1996, o hoje treinador ‘parou’ o futebol espanhol ao trocar o Real Madrid pelo Barcelona.
Entre tantas batalhas pessoais e profissionais, o técnico do PSG recentemente viveu outro momento marcante. Em setembro deste ano, o treinador que também se destaca como triatleta sofreu uma queda de bicicleta e precisou passar por uma cirurgia na clavícula.
Apesar do susto, Luis Enrique recuperou-se rapidamente e, no mesmo mês, voltou ao comando das atividades da equipe francesa.