Moscardo se vê adaptado na Europa após início conturbado e prioriza Corinthians em volta ao Brasil
Emprestado pelo PSG, volante soma 18 partidas com a camisa do Braga, de Portugal
Gabriel Moscardo, jogador do Braga emprestado pelo PSG, se adaptou ao futebol europeu após dificuldades iniciais e lesões, priorizando o Corinthians para um possível retorno ao Brasil no futuro.
Gabriel Moscardo, de 20 anos, surgiu para o futebol como grande revelação do Corinthians em 2023 e, rapidamente, foi vendido para o Paris Saint-Germain em uma transação milionária. O início da trajetória do garoto na Europa, porém, foi marcado por uma lesão no pé e empréstimo para o Reims, da França. Agora, vestindo as cores do Braga, de Portugal, o meio-campista encontrou um futebol que ‘casa’ com suas características e virou presença frequente na equipe montada por Carlos Vicens, ex-auxiliar de Pep Guardiola.
- Está no Tiktok? O Terra Esportes chegou por lá para te manter informado de um jeito diferente e divertido. Siga nosso perfil, curta e compartilhe!
Desde julho de 2025 entre os braguistas, o camisa 17 entrou em campo em 18 partidas, totalizando 527 minutos em campo, o dobro do anotado na última temporada. Mais do que voltar a atuar, o volante também começou a se reinventar sob o comando do treinador espanhol.
Segundo palavras do próprio Moscardo, o novo treinador o incentivou também a aprender a jogar em uma nova função: a camisa 10. Mesmo assim, a preferência continua sendo por exercer a posição de origem.
“Uma coisa que eu venho evoluindo bastante é de ser um pouco mais como um camisa 8. Aqui no Braga, às vezes, entro pra jogar de camisa 10, um meia que pisa nas duas áreas, recebendo a bola mais do terço final. Quando cheguei aqui no Braga, o treinador identificou essa característica em mim, de que eu tenho perna para chegar, tenho essa saúde para pisar na área ofensiva e poder atacar e qualidade para resolver as jogadas no último terço”, diz em entrevista ao Terra.
Os minutos em campo, inclusive, não são a única diferença da passagem pelo Reims para o momento no Braga. Moscardo também vê o estilo de jogo adotado por Vicens como algo que o ajuda com suas características.
“Nosso treinador tem a ideia de ficar com a bola, de propor um jogo de posse de bola,, saindo tocando de trás. Algo diferente do que acontecia na França. No Reims, não tinha esse jogo associativo. Era só bloco baixo, um 5-4-1 defensivo e muita bola longa”, explica.
A retomada dos minutos em Portugal faz com que Moscardo desperte interesse de times do mundo inteiro e seja um pedido frequente de contratação por torcedores. Nos últimos dias, por exemplo, ele teve o nome ligado ao Atlético-MG.
A volta ao Brasil, porém, não está nos planos do volante no momento. Por enquanto, a preferência é pela permanência na Europa.
“Aos meus olhos, a volta ao Brasil ainda é muito cedo. Eu saí com 18 e vim com um sonho pra Europa. Claro que um dia vou voltar, mas ainda tenho essa visão de que posso dar muito ainda na Europa, que é um lugar que acho que terei muitas oportunidades e aproveitá-las. Claro que não vejo com maus olhos voltar para o Brasil. O futebol brasileiro é um futebol que vem evoluindo muito. Mas ainda acho que não é o momento, e eu tenho bastante coisa para mostrar aqui ainda na Europa”, afirma.
Enquanto segue no Velho Continente, ele sabe que tem a confiança de uma figura importante do PSG, o diretor Luís Campos: “É um cara que me ajuda muito, principalmente na época do meu pé. Ele me falava que ia me contratar e que eu era bom. Ele sempre depositou 100% de confiança em mim. Já veio me visitar, assistir jogos. É um paizão mesmo. Tenho todo o carinho por ele e espero dar muito alegria a ele. Ele fala: ‘o objetivo da minha carreira agora é fazer você virar no PSG, fazer você um dos melhores meio-campistas do mundo’. Então, vamos trabalhar por isso”.
@terraesportes Com contrato com o PSG até 2028, Gabriel Moscardo atualmente está emprestado ao Braga, de Portugal. Mesmo de longo, o garoto revelado pelo Corinthians conta com a confiança de Luis Campos, diretor da equipe francesa. #TerraEsportes #PSG #Braga #Moscardo #Corinthians#Futebol ♬ som original - Terra Esportes
Quando a decisão pela volta ao Brasil for tomada, Moscardo tem uma certeza: o Corinthians será avisado antes de qualquer outra equipe. Com a camisa do Timão, o garoto deu seus primeiros passos no futebol e disputou 27 partidas.
“O Corinthians com certeza seria a minha preferência. É o clube que, a partir do momento que eu pensasse e resolvesse voltar para o Brasil, eu iria procurar. É o clube que está no meu coração, parte da minha família é corintiana. Tenho essa relação de amor com o Corinthians. Adoro a torcida, adoro o que é ser Corinthians. Tenho esse carinho e com certeza uma volta para o Brasil é a preferência total para o Corinthians”, continua.
Se hoje tem como objetivo trilhar seu caminho na Europa, Moscardo por pouco não teve sua transferência para o PSG cancelada após uma lesão ser detectada durante exames médicos. Tratava de uma ausência de osso no pé, que chegou a ser confundida com um tumor.
“Eu nunca tinha sentido nenhuma dor. Cheguei, fizemos a ressonância e detectou um buraco preto, era ausência de osso. Quando os doutores viram, eles acharam que era câncer. Foi um susto muito grande que a gente tomou, acaram que era um tumor. Mas, graças a Deus, não era”, recorda.
Embora a lesão tenha motivado um empréstimo de seis meses ao Corinthians para tratamento no Brasil, adiando sua estreia na Europa, o volante garante estar totalmente recuperado e sem dores no pé.
Agora, Moscardo sonha em voltar a vestir a camisa da Seleção Brasileira, assim como fez nas categorias de base: “É algo que é indescritível. Espero trazer a tão sonhada Copa do Mundo, espero que seja a sétima, que a sexta a gente já ganhe esse ano”, completa.
@terraesportes Gabriel Moscardo deixou o Corinthians no meio da temporada de 2024 rumo ao PSG. Mesmo vestindo as cores do Braga, de Portugal, o garoto continua ligado no Timão. #TerraEsportes #Corinthians #Moscardo #Futebol #Braga ♬ som original - Terra Esportes

-s1b4sfbq18he.jpg)