Saiba mais sobre as 500 Milhas de Indianápolis
Principal prova do automobilismo mundial? A Indy 500 é certamente uma das mais perigosas e divide o glamour de uma das mais tradicionais com as 24 Horas de Le Mans e o Grande Prêmio de Mônaco. A largada da 93ª edição da corrida será dada às 14h (de Brasília) deste domingo e contará com o brasileiro Hélio Castroneves na pole position.
» Veja fotos dos favoritos na Indy 500 
» Livre da prisão, Homem-Aranha quer escalar grade da Indy
» Líder do campeonato, Kanaan quer vencer o clássico da Indy
» Franchitti decide abandonar Nascar e volta à Indy
» Opine: 500 milhas é a prova mais emocionante do automobilismo?
Depois de passar meses complicados por causa de um processo de fraude fiscal nos Estados Unidos, Castroneves conseguiu superar os problemas pessoais e sonhar em se tornar, de forma isolada, o brasileiro com maior número de vitórias nas 500 Milhas de Indianápolis.
O piloto da Penske venceu a corrida em 2001 e 2002, igualando-se a Emerson Fittipaldi. O bicampeão mundial de F1, que também foi campeão de Indy, conquistou a vitória em 1989 e 93, e Gil de Ferran foi o vencedor em 2003.
Na corrida deste ano, a Indy 500 contará com outros quatro representantes brasileiros: Tony Kanaan, Raphael Mattos, Mario Moraes e Victor Meira.
Momento decadente
Corrida famosa do automobilismo americana, a Indy 500 perdeu parte do seu brilho em meados dos anos 90, quando o dono do circuito, Tony George, rompeu com a Cart, responsável pelo antigo campeonato da F-Indy.
Com a decisão, George criou em 1996 a IRL (Indy Racing League) e colocou a corrida no novo campeonato.
A Cart, conhecida também no Brasil como F-Mundial, ficou com as melhores equipes, mas não conseguiu segurar nomes como Penske e Ganassi por muito tempo, perdeu espaço e acabou incorporada pela IRL no ano passado, quando os dois campeonatos voltaram a ser apenas um.
Mortes
A Indy 500 já foi conhecida como "corrida da morte". Desde a sua criação em 1911, as tragédias fizeram parte da famosa "Brickyard", com 12 pilotos mortos em corrida e 23 durante testes ou treinos para a prova.
A última morte aconteceu em 1996, quando o piloto americano Scott Brayton sofreu um acidente espetacular durante os treinos para a primeira corrida já sob a chancela da IRL.
Em corrida, a última fatalidade foi em 1973, ano citado pelo jornal Indianapolis Star como uma das mais trágicas. Art Pollard, um dos pilotos mais queridos do grid, morreu ao bater no muro durante o Pole Day. Na prova, um acidente causou ferimento em 13 espectadores atingidos por detritos.
O piloto Swede Savage, por sua vez, não resistiu depois de o carro bater no muro e se dividir em dois, pegando fogo posteriormente. Além disso, um membro de equipe acabou atropelado pelo carro de emergência e morreu.
F1
De 1950 a 1960, as 500 Milhas de Indianápolis faziam parte do campeonato mundial da FIA. No entanto, os pilotos e as equipes da categoria não participavam da corrida americana. Curiosamente, Indianápolis ganhou um traçado misto e entrou "oficialmente" na F1 em 2000, mas deixou o calendário em 2007.
Curiosidades
- Janet Guthrie se classifica em 26º e termina em 29º, tornando-se a primeira mulher a competir na Indy 500. No tradicional "gentlemen, start your engines" ("senhores, liguem seus motores"), o locutor teve de fazer uma adaptação.
- Em 2005, Danica Patrick se tornou a primeira mulher a liderar a Indy 500, fechando a corrida em quinto lugar. Neste ano, a americana contará com a companhia de Milka Duno e Sarah Fisher.
- Depois dos EUA, o Brasil é o maior vencedor da corrida - cinco vitórias.
- O britânico Graham Hill é o único piloto que venceu as 500 Milhas de Indianápolis, foi campeão mundial de F1, ganhou o GP de Mônaco e as 24 Horas de Le Mans.
- O "3" é o número que carrega o maior número de vitórias em Indianápolis - 10. Curiosamente, o último vencedor foi Hélio Castroneves, em 2002, mesmo número que será usado este ano.
- A Penske já venceu 14 vezes a Indy 500 e é a equipe com maior número de vitórias.
- Com quatro vitórias, AJ Foyt, Al Unser e Ricky Mears, todos americanos, são os maiores campeões.