Moto2: Diogo Moreira é pole position em Mugello
O brasileiro crava sua segunda pole consecutiva, com direito a recorde da pista e larga da primeira posição
Na manhã deste sábado (21) a classificação da Moto2 teve um desfecho emocionante com o brasileiro Diogo Moreira conquistando a sua segunda pole position consecutiva, surpreendendo ao garantir o melhor tempo no Q2, mesmo sem fazer um fim de semana surpreendente.
O brasileiro que vem de um segundo lugar em Aragón, onde chegou ao lado de Öncu na linha de chegada, faz sua melhor temporada na categoria, e têm a atenção dos olheiros da MotoGP. Ocupando o terceiro lugar do campeonato, Moreira ainda sonha com o título mundial.
O último treino livre do fim de semana foi liderado por Manuel Gonzalez, atual líder do campeonato e já garantido no Q2. O Q1 foi marcado por duas quedas em sequência — Van Den Goorbergh caiu e fez com que logo depois, Nakarin Atiratphuvapat fosse ao chão. Destaque para Deniz Oncu, que dominou a sessão com voltas rápidas consecutivas.
Ayumu Sasaki surpreendeu ao cravar uma excelente volta e garantir a quarta colocação, avançando para o Q2 ao lado de David Alonso, que vinha fazendo um fim de semana sólido e consistente, mas acabou não registrando tempo suficiente no treino classificatório para passar diretamente para o Q2.
Quem apareceu nos minutos finais do Q1 foi Joe Roberts que baixou o tempo de Öncu quebrando pela primeira vez o recorde na pista no fim de semana, com o tempo de 1min49s847, assumindo a primeira posição e passando para o Q2.
O Q2 começou com vários pilotos fazendo voltas rápidas, começando com Dixon que liderou por muito pouco tempo, caindo logo para 12º depois de outros terminarem suas voltas. Quando Diogo Moreira acabou a sua primeira volta rápida, assumiu a liderança com 1min49s745, quebrando o recorde novamente do norte-americano no Q1.
Após sete minutos de sessão, menos de dez pilotos estavam na pista, Deniz Öncu fez uma volta rápida indo para terceiro, a dois décimos de Moreira. Todos voltam para a pista para os minutos finais, faltando apenas três minutos para o fim. Filip Salac, que liderou o treino classificatório, caiu e a bandeira amarela foi acionada no setor 3, que logo depois contou com outra queda de Barry Baltus no mesmo lugar.
O brasileiro, no entanto, teve que entrar para os boxes com problema na moto, não podendo melhorar seu tempo. Roberts que estava vindo em volta rápida podendo ameaçar o Diogo, teve sua volta cancelada por exceder os limites da pista.
No fim, Manuel González podendo pegar a liderança, não conseguiu bater o tempo do jovem paulistano e a pole ficou com Diogo Moreira, sua segunda pole consecutiva e com o recorde da pista em um final de semana que não tinha demonstrado nada brilhante até o momento, mas que apareceu no momento mais necessário. Confira o top 10 da classificação:
A Moto 2 volta neste domingo às 07h15 da manhã no horário de Brasília com transmissão da ESPN 4/Disney+.