Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Verstappen leva a melhor e lidera TL3 de três treinos em um no GP do Japão de F1

O movimentado terceiro treino livre no Japão, que serviu para fazer o trabalho dos três treinos livres, terminou com Max Verstappen na ponta para a Red Bull

8 out 2022 - 01h01
Compartilhar
Exibir comentários
Max Verstappen liderou o TL3 no Japão
Max Verstappen liderou o TL3 no Japão
Foto: Red Bull Content Pool / Grande Prêmio

Um dia repleto na Fórmula 1. O começo da manhã deste sábado (8), ainda noite da sexta-feira no Brasil, contou com anúncios esperados há algum tempo. A Alpine confirmou a contratação de Pierre Gasly, enquanto a AlphaTauri alinhou que Nyck de Vries será o substituto do francês em 2023. Muita coisa tinha acontecido quando os carros enfim aceleraram, desta vez com pista seca e sem sinal de chuva. Num treino extremamente movimentado, Max Verstappen levou a melhor e terminou com a liderança.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

O treino da manhã do sábado valeu pelos três treinos livres em Suzuka, já que a chuva fez com que os dois primeiros pouco ou nada valessem para o restante do fim de semana. Assim, a pista esteve lotada praticamente o tempo todo durante os 60 minutos. Era uma bagunça visual, visto que as equipes andavam ao mesmo tempo com programas completamente diferentes entre si.

O líder do campeonato, que convive com a possibilidade de ser campeão mundial já amanhã, conseguiu levar a melhor. Com cerca de quatro minutos para o fim do treino, Verstappen cravou o tempo de 1min30s671 e bateu o então líder, Carlos Sainz, por 0s294.

O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP do Japão de Fórmula 1. Logo mais, a classificação começa às 3h [de Brasília, GMT-3], enquanto, no domingo, a largada é às 2h.

Max Verstappen é favorito para a pole?
Max Verstappen é favorito para a pole?
Foto: Red Bull Content Pool / Grande Prêmio

Confira como foi o TL3:

Com um dia nublado em Suzuka, a Fórmula 1 chegava ao horário do terceiro e último treino livre com temperatura ambiente em 21°C e o asfalto em 30°C. O dia começara com duas bombas: as confirmações da ida de Pierre Gasly para a Alpine e Nyck de Vries para a AlphaTauri a partir de 2023.

Após a chuva que esteve presente por todo o dia na sexta-feira, a expectativa era que a pista ficasse lotada o tempo inteiro ao longo dos 60 minutos do TL3. Era a única hora, afinal, para ajustar o carro em pista seca pensando na classificação que começaria em algumas horas.

Conforme o esperado, uma fila de carros se posicionou na saída do pit-lane à espera da luz verde para começar a atividade. Praticamente todo mundo saiu junto para testar a pista. E com todo o tipo de pneus. A Alpine, por exemplo, mandou Esteban Ocon e Fernando Alonso de duros, enquanto a Red Bull quis que Max Verstappen e Sergio Pérez usassem os macios logo de cara. Ferrari e Mercedes foram de médios.

George Russell foi o primeiro a colocar volta rápida no relógio, mas nem valia muito a pena acompanhar os líderes nos primeiros instantes. Russell foi batido por Carlos Sainz, mas era evidente que Verstappen, saindo de macios, superaria quem estivesse por ali. Assim foi: anotou 1min32s050 e assumiu a liderança. A título de comparação, Pérez pulou para segundo, mas 1s1 mais lento.

Pierre Gasly foi à pista já de contrato assinado com a Alpine para 2023
Pierre Gasly foi à pista já de contrato assinado com a Alpine para 2023
Foto: AlphaTauri / Grande Prêmio

Nicholas Latifi era outro que dava o ar da graça e já entrava fundo demais na última curva do circuito. Desde a sexta-feira, o canadense tem sofrido com aquele contorno ali. Ainda teve o momento entretenimento dos treinos livres, quando entrou numa linha de pista auxiliar de Suzuka achando que se tratava do pit-lane.

Verstappen liderava, mas era evidente que isso era um detalhe pequeno num TL3 que contava visivelmente com tantos programas diferentes das equipes. Pela falta de quilometragem no seco, tentavam preparar os carros para classificação e corrida nos mesmos 60 minutos.

"As rajadas de vento parecem estar se alinhando a algumas escapadas que estamos tendo", a Mercedes avisava a Lewis Hamilton no rádio. De fato, o vento aparecia mais forte que o esperado para o TL3.

A próxima mensagem de rádio era uma reclamação de Yuki Tsunoda. O piloto da casa reclamou do tráfego que pegou com um certo bicampeão mundial. "Alonso não sabe como se movimentar", resmungou para a AlphaTauri.

Após 20 minutos, a maioria das equipes chamara os carros aos boxes para preparar uma nova fase dos trabalhos. Mas sempre tinha bastante gente na pista, como Sainz, que deslizou e quase foi parar na brita.

Latifi era mais um a falar da sensibilidade que o vento impunha no momento, ao passo que a Mercedes saía à pista para um stint de pneus macios tanto com Hamilton quanto com Russell. A equipe inglesa liderou o TL2 da sexta-feira. Rapidamente, ambos se colocavam entre os quatro primeiros, embolando com as Red Bull.

Sergio Pérez chegou ao Japão vindo de vitória na Fórmula 1
Sergio Pérez chegou ao Japão vindo de vitória na Fórmula 1
Foto: Red Bull Content Pool / Grande Prêmio

Com 30 minutos passados, Verstappen ainda era o primeiro e tinha Russell e Pérez na cola. Hamilton, Valtteri Bottas, Lando Norris, Daniel Ricciardo, Gasly e Alexander Albon completavam o top-10.

A última equipe entre as três mais fortes a testar os pneus macios foi a Ferrari. Já com cerca de 25 minutos pela frente, Charles Leclerc pulou inicialmente para a liderança, mas Sainz foi ainda mais veloz. Com 1min30s965, assumiu a dianteira e pôs 0s423 em Leclerc e 1s085 em Verstappen.

Mais duas breves saídas da pista vieram nos minutos seguintes: Ricciardo e Leclerc foram os culpados, mas sem grandes danos.

Quem tirava tempo do carro era Albon, surgindo na quarta colocação quando andou de macios. Naquele momento, estava atrás das Ferrari e de Verstappen. Enquanto isso, Alonso e Ocon, ainda de médios, apareciam em quinto sexto, melhores que os pilotos da Mercedes e Pérez. A pista ajudava, também, evoluindo a cada volta.

Paddockast #168: Nem corrida caótica salva mais: onde foi que a F1 2022 errou?

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.
Grande Prêmio
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade