Todos nós somos Comissários de Prova na F1
Com o aumento de dados e imagens, além da efervescência das redes sociais, mais do que nunca todos somos Comissários na F1. Porém certos?
Todos somos Comissários. A prova de que um assunto cai no gosto de povo é a sua repercurssão. Jogando para a F1, desde o início do GP da Arabia Saudita o momento entre Max Verstappen e Oscar Piastri já foi motivo de discussão nas redes sociais e meios de comunicação.
Aqui, entram os aspectos ludicos e pitaqueiros do ser humano. É incrível a nossa capacidade de querer dar opinião em tudo, até mesmo sem entender patavinas sobre o assunto. Neste momento em que escrevo este artigo, estamos em um processo de iniciar o processo de escolha de um novo Papa e não são poucos os neo-Vaticanistas que se arvoram a falar sobre o tema...
Na F1 não é diferente. Como não esquecer as discussões de Abu Dhabi 2021 e que reverberam até hoje? Só para ficar aqui...
Ao longo dos ultimos anos, vimos diversos lances que levaram muito tempo nas discussões. Entretanto, como em outros campos, nota-se a conversa em torno de argumentações pouco baseadas nas regras e muito na paixão. Com a afluencia de diversos meios, imagens surgem e dão base para as mais diversas teorias. Isso faz parte do processo e dá mostras da popularidade da categoria.
Regras estão longe de ser perfeitas. A aplicação delas então são mais imperfeitas ainda. Afinal de contas, não é algo automático. Depende da avaliação de seres humanos para seu uso e contexto. Aqui é a questão....
As principais regras da F1 e do automobilismo estão disponíveis ao público no site da FIA para quem quiser ver, bem como a decisão dos Comissários nas principais categorias. Entretanto, um documento interessante não fica lá, que são as diretrizem de pilotagem (Racing Guidelines), que direcionam a ação dos Comissários para avaliação das ações dos pilotos na pista, bem como estes saberem o que pode acontecer diante de seus atos.
Além do calhamaço de regras e todos o histórico de ações já tomadas anteriormente, os Comissários tem acesso a várias imagens (não somente as que vemos e que muitas vezes atrapalham mais do que ajudam, como já falou uma vez Eduardo Freitas, Diretor de Provas do WEC e que já bateu ponto na F1) e também à telemetria. São ferramentais muito mais numerosas do que as disponíveis para o singelo telespectador sentado no sofá de casa...
Entretanto, tudo isso não os exime da falta de uniformidade e até mesmo de uma certa falta de bom senso nas decisões. Este ponto é que acaba inflamando o público e poderia ser evitado até certo nível. Se fala mais uma vez em Comissários permanentes e até mesmo no aumento de Diretores de Prova para poder tornar a aplicação de regras menos nebulosas.
Enquanto Dona FIA não chega a uma nova conclusão, sejamos nós todos Comissários e discutamos com fervor as decisões. Quem sabe, numa dessa, estejamos mais certos do que eles e o Ben Sulayem nos note e chame para dar umas dicas...