PUBLICIDADE

Red Bull prevê "mesmo nível da Mercedes" com melhor preparação em 7 anos

Helmut Marko, consultor da Red Bull, acredita que finalmente a equip vai estar no mesmo nível de competitividade em relação à Mercedes. O dirigente austríaco atribui a evolução taurina ao trabalho feito com a nova unidade motriz da Honda, mas alertou para o trabalho de excelência da rival: "Sabemos que eles não dormem"

9 mar 2021 - 06h03
Compartilhar
Exibir comentários
Mesmo assim, o carro já foi à pista, em Silverstone, para realizar um dia de filmagens na pista inglesa
Mesmo assim, o carro já foi à pista, em Silverstone, para realizar um dia de filmagens na pista inglesa
Foto: Red Bull Content Pool / Grande Prêmio

Desde o início da era híbrida de motores da Fórmula 1, em 2014, a Red Bull foi uma coadjuvante de luxo em meio ao domínio exercido pela Mercedes desde então. A equipe que dominou o Mundial e enfileirou oito títulos consecutivos (quatro do Mundial de Construtores e outros quatro do Mundial de Pilotos, com Sebastian Vettel) entre 2010 e 2013 faturou 41 vitórias neste período, mas nos últimos sete anos subiu ao topo do pódio 17 vezes. Já a Mercedes, entre 2014 e 2020, venceu nada menos que 102 GPs e conquistou os últimos sete títulos nos Construtores e do Mundial de Pilotos.

Em 2021, no entanto, os taurinos apostam em um cenário diferente e na possibilidade real de lutar contra a Mercedes pelo título. Além de ter reforçado a equipe com Sergio Pérez, um piloto que chega a Milton Keynes com a experiência de dez temporadas e uma vitória — revertendo a filosofia de contar com jovens pilotos oriundos do seu programa de desenvolvimento —, a Red Bull também vai contar com a última versão do motor Honda. A unidade motriz construída pela fábrica japonesa dá a Helmut Marko a esperança de ver seu time ser um concorrente direto na batalha pelo campeonato.

Helmut Marko acredita que a Red Bull chegou ao mesmo patamar de performance da Mercedes
Helmut Marko acredita que a Red Bull chegou ao mesmo patamar de performance da Mercedes
Foto: Red Bull Content Pool / Grande Prêmio

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! .

Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

"A preparação para esta temporada é a melhor que tivemos nos últimos sete anos. Nosso objetivo é o título mundial, e mesmo sendo outsiders, podemos chegar lá", cravou o consultor da Red Bull em entrevista à emissora austríaca Servus TV.

"O motor totalmente novo é o resultado de um belo trabalho. A Honda encontrou mais performance em 2021 e eliminou as fraquezas", explicou.

A confiança é tanta que Marko acredita que a Red Bull, com o salto de qualidade desenvolvido pela Honda, possa finalmente ter chegado ao patamar da Mercedes. Entretanto, experiente e sabedor da excelência da rival, o ex-piloto austríaco fez uma ressalva importante.

"Em suma, essa melhoria no motor deve garantir que estejamos no mesmo nível da Mercedes. No entanto, sabemos que eles não dormem, então espero que seu salto não seja tão grande, uma vez que seu motor já está no oitavo ano. Essa curva de desenvolvimento deve começar a se estabilizar em algum lugar", disse.

O dirigente também revelou que os trabalhos com o novo motor não foram perfeitos e que houve percalços. "Estou confiante quanto ao motor Honda. Houve alguns problemas na preparação, mas isso foi em razão da falta de cuidado. Nada que indicasse sérios problemas mecânicos ou eletrônicos".

Quando questionado se a Red Bull poderia barrar uma eventual saída de Max Verstappen, sua principal joia, para a Mercedes no ano que vem — sobretudo se Lewis Hamilton deixar a equipe de Brackley ao fim da temporada —, Marko deixou claro que confia que a Red Bull pode manter o holandês. Desde que cumpra as expectativas de entregar ao piloto um carro com o qual possa ser campeão.

"Não precisamos tomar nenhuma medida legal para impedir a Mercedes de atrair Verstappen para longe de nós. Só temos de dar a Max um carro com o qual ele possa vencer e lutar pelo título. Se conseguirmos fazer isso, nada vai nos impedir de trabalharmos juntos por muito tempo", concluiu.

Ouça os programas do GRANDE PRÊMIO no formato de podcast:

Grande Prêmio
Compartilhar
Publicidade
Publicidade