Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

F1: Adrian Newey fora da Red Bull? Onde há fumaça...

Aumentam cada vez mais os rumores da saída de Adrian Newey da Red Bull. Nesta quinta, vários veículos dão como certo o fato.

25 abr 2024 - 13h52
(atualizado às 13h58)
Compartilhar
Exibir comentários
Adrian Newey em seu escritório na Red Bull. Novos ares?
Adrian Newey em seu escritório na Red Bull. Novos ares?
Foto: Red Bull Content Pool

Quem acompanha a F1, sabe que certas coisas começam sabe-se lá de onde, mas rapidamente se confirmam. A jogada do dia é a saída de Adrian Newey da Red Bull. Inicialmente, o jornalista alemão Michael Schmidt publicou artigo na Auto Motor und Sport dando conta que o "Mago" sairia da equipe taurina. Algumas horas depois, Andrew Benson, editor de F1 da BBC, também postou a mesma coisa. Minutos atrás, a Autosport inglesa deu o mesmo fato.

Por enquanto, não houve nenhuma posição oficial das partes envolvidas. Não é de hoje que tal movimentação vinha sido discutida, especialmente quando da verdadeira guerra civil que se instalou na Red Bull pelo comando do time. Até onde se sabe, Newey seria "fiel" a Horner, que foi o responsável por sua ida para o lado taurino em meados de 2007.

Porém, toda a incerteza que vem envolvendo a situação dentro da Red Bull acaba por provocar insegurança. Sem contar outro aspecto que estaria incomodando Newey: o seu afastamento da F1. Hoje, seu posto oficial é Chefe do Escritório Técnico (CTO), que seria uma espécie de "gerentão" de todos os projetos da Red Bull Technology, empresa que, oficialmente concebe os carros de F1 e se envolve com outras áreas como náutica (a Red Bull patrocina e dá suporte técnica à Allinghi) e automotiva (desenvolvimento do Hypercar RB17).

Newey com a equipe Alinghi em Barcelona este ano: os barcos também são sua atenção
Newey com a equipe Alinghi em Barcelona este ano: os barcos também são sua atenção
Foto: Red Bull Content Pool

Anteriormente, o próprio Newey disse que hoje 50% do seu tempo de atuação é dedicado à F1. Mas justamente a situação da mudanças das regras do teto orçamentário acabam por complicar a situação. Hoje, as regras dizem que 3 membros do time podem ficar com seus salários fora do teto e que as despesas do pessoal da F1 não precisa ser alocada integralmente no orçamento. Para 2025, os custos devem ser integralmente lançados (com exceção dos 3 salários).

Com esta situação, a Red Bull teria "sugerido" que Newey se dedicasse inteiramente ao projeto do RB17, voltando posteriormente para o projeto F1 2026. Ou até mesmo uma possivel redução de salário. O que se configura é que este casamento de 17 anos estaria próximo de terminar.

A grande pergunta que fica é: Newey saíndo da Red Bull, para onde iria?

Ter um ativo como Adrian Newey é algo que todos os times gostariam. A Ferrari é o "suspeito principal", dada a história da equipe, o poderio técnico-financeiro e agora o fator Lewis Hamilton para 2025. Não foram poucas vezes que os italianos procuraram o engenheiro, mas um acordo não foi fechado.

Aston Martin seria a outra opção levantada por toda o poderio que vem sendo montado por Lawrence Stroll e sabendo que tem a Honda chegando em 2026 e Fernando Alonso no comando. Sem contar que alguns colegas da Red Bull estão batendo ponto por lá, a começar por Dan Fellows, o chefe da área técnica.

Mercedes o receberia com tapete vermelho, banda de musica e foguetório. Poderia ser a chave para destravar a área técnica domtime, que cada vez mais se perde nesta fase de carros de efeito-solo. Aqui, poderia ser uma situação que casaria com a "bomba" da ida Max Verstappen, que muitos vão dando como uma possibilidade muito real.

Poderia aparecer mais alguem nesta lista? A Audi, com seu poderio?

Como dito hoje por Michael Schmidt, Newey hoje tem uma segunda casa na Africa do Sul e tem trabalhado remotamente. Em caso de proximidade, a Aston Martin ganharia. Ir para a Itália seria um problema? Aparentemente, não.

Se a saída se confirmar, uma pergunta também fica: como ficaria a questão da "quarentena"? Se saísse agora, para onde fosse, Newey teria pouco impacto em um possível projeto de 2025. Mas ficaria livre para 2026, em um momento em que vai mudar tudo novamente...

O fato é que hoje Newey iria para onde ele quisesse, ele é senhor de seu destino. Dinheiro está longe de ser um problema. Mas haveria a questão do desafio. Ele mesmo diz que não se vê parando tão cedo. A ver os próximos passos desta novela. Até mesmo ver se esta saída se confirma...

Parabólica
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade