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F1 volta à China cheia de dúvidas e uma Sprint para fazer

Depois de 5 anos, a F1 volta à China e a primeira Sprint Race aparece. Pilotos e equipes torcem o nariz, mas o publico...

17 abr 2024 - 17h35
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Largada do GP da China de 2019. O GP chinês deixa muitas duvidas no ar...
Largada do GP da China de 2019. O GP chinês deixa muitas duvidas no ar...
Foto: FIA

Neste final de semana, após 5 anos, a F1 volta à China. E uma série de questões surgem para uma corrida que era muito esperada pela Liberty Media por conta do tamanho do mercado local (e agora com um piloto para chamar de seu). E isso pode tornar tudo muito interessante.

O circuito de Xangai será o primeiro a receber as Sprint Races nesta temporada. Os pilotos em geral reclamaram demais desta escolha. Porém, neste caso, se os pilotos reclamam é porque pode ter coisa boa para o público.

Justamente pelo fato de a F1 não andar em Xangai desde 2019, as referências que os times têm são pouco relevantes para o atual momento dos carros. A própria Pirelli reconhece que a escolha também foi um tanto quanto conservadora pela falta de dados: na designação dos compostos, são os mesmos da última prova chinesa (C2/C3/C4). Mas a construção e a pressão pelos quais os pneus passam são muito diferentes...

Preview da Pirelli para o GP da China
Preview da Pirelli para o GP da China
Foto: Pirelli Motorsport

E não podemos esquecer do próprio formato do final de semana: pelo fato de já ser Sprint, os times têm menos pneus à disposição (12 jogos contra 13 jogos dos finais de semana normais). E a distribuição será diferente. Na sexta, haverá o Treino Livre 1 e a classificação da Sprint. Sábado, teremos a Sprint Race (19 voltas) e a classificação para domingo.

Ou seja, as equipes terão muito pouco tempo para poder achar um acerto razoável para todo o final de semana. Sem contar que a pista, além de ter um asfalto pouco usado, que vai melhorando ao longo dos trabalhos. Mas o traçado tem trechos de grandes retas e fortes freadas...Deveremos ver os carros usando aerofólios traseiros de carga média para tentar aproveitar estes trechos...

Junte isso tudo a uma temperatura baixa ao longo do período da prova... a gestão dos pneus será mais crucial ainda. Não é à toa que a Pirelli indica que os pneus traseiros são os mais afetados em termos de uso. Da última vez, duas paradas foram necessárias para terminar a corrida. Desta forma, será interessante ver como a estratégia seguirá aqui...

Uma mudança do regulamento também terá início neste fim de semana. O regime de parque fechado agora foi dividido em 2: um entre a classificação da Sprint e a classificação para a corrida de domingo e o outro após a classificação para a corrida de domingo. O TL1 passa a ter uma importância enorme para a validação dos acertos...

São motivos como esses que deixam o GP da China com muitas variáveis que o tornam uma loteria. Quem estará preparado para decifrar o enigma chinês?

Parabólica
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