F1: Romain Grosjean faz teste especial com a Haas após 5 anos longe da categoria
Cinco anos após acidente no Bahrein, Romain Grosjean volta a pilotar um carro de Fórmula 1 em Mugello, em reencontro com a Haas.
Um retorno muito esperado
Romain Grosjean voltará a guiar um carro de Fórmula 1 pela primeira vez desde o grave acidente no GP do Bahrein de 2020. O francês terá a oportunidade de assumir o volante de um Haas VF-23 em um Teste de Carro Anterior (TPC), marcado para esta sexta-feira, em Mugello.
O acidente no Bahrein acabou marcando sua despedida da categoria após 179 participações em Grandes Prêmios. Naquele dia, Grosjean escapou de um impacto impressionante, quando seu carro pegou fogo ao bater nas barreiras, deixando-o com queimaduras significativas nas mãos.
Reencontro com a equipe da sua história
O convite para voltar às pistas partiu da Haas, equipe pela qual o piloto competiu entre 2016 e 2020. Nesta ocasião, Grosjean contará novamente com o apoio de Ayao Komatsu, atual chefe da equipe, que já havia sido seu engenheiro de corrida durante o período na Lotus.
“É uma grande alegria receber Romain Grosjean de volta a um carro de Fórmula 1, especialmente em um dos nossos. É mais do que merecido”, destacou Komatsu.
Carreira após a Fórmula 1
Desde que deixou a categoria, Grosjean se dedicou à IndyCar Series, nos Estados Unidos, onde somou seis pódios e três poles em quatro temporadas. Agora, ele terá a chance de reviver a experiência da Fórmula 1, cercado de antigos companheiros de equipe.
O francês também compartilhou um detalhe emocionante: desta vez, vai usar o capacete criado por seus filhos em 2020, que não chegou a estrear em Abu Dhabi, corrida que seria sua despedida oficial da F1.
O que esperar de Mugello
Animado com a oportunidade, Grosjean ressaltou o valor simbólico do momento:
“Dizer que estou feliz por voltar a guiar um Fórmula 1 é pouco. Retornar com a Haas e rever tantas pessoas queridas é algo realmente especial.”
Além do francês, o ex-piloto da IndyCar e atual comentarista da F1, James Hinchcliffe, também terá sua primeira experiência ao volante de um carro da categoria, testando o mesmo VF-23 como parte de um programa especial da F1 TV