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Casal transforma carrinho de pipoca de rua em negócio que fatura mais de R$ 1 milhão por ano

A Carmel's Pipocas vende variedades de pipocas gourmet em duas lojas, em São Paulo e Curitiba, onde nasceu

4 nov 2025 - 04h59
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Resumo
Casal transforma carrinho de pipoca em negócio milionário, criando a Carmel's Pipocas, com lojas de pipoca gourmet em São Paulo e Curitiba, além de atender eventos e delivery.
Luciana e Ithamar Kirchner eram apenas namorados quando começaram a vender pipocas
Luciana e Ithamar Kirchner eram apenas namorados quando começaram a vender pipocas
Foto: Divulgação

Quem vê a Carmel’s Pipocas hoje, com seu design moderno e sabores de pipocas gourmet, com diversas coberturas e combinações de chocolates, pode nem imaginar que tudo começou com um tradicional carrinho de pipoca pelas ruas de Curitiba, no Paraná. Agora, a marca tem lojas físicas em São Paulo e na cidade onde nasceu, além de produzir pipocas para eventos e fazer entregas sob encomenda. 

Mas a história da Carmel’s remonta a um tempo em que o termo “gourmet” nem fazia parte do vocabulário do brasileiro. E, de certa forma, envolve a trajetória de uma família inteira. 

O ano era 1993 e o casal Luciana e Ithamar Kirchner assumia o ponto de carrinho de pipoca que a mãe de Luciana havia conseguido para eles no Jardim Botânico de Curitiba. Na época, Ithamar se dividia entre um emprego fixo durante a semana e a venda de pipoca aos finais de semana. 

Em dia de jogos de futebol na capital paranaense, Ithamar ajudava o sogro na venda de pipoca nas arquibancadas. Foi em uma dessas idas, inclusive, que sua cunhada, irmã de Luciana, conheceu o marido. Dessa história de amor nasceu a ginasta medalhista olímpica Júlia Soares, garota propaganda da Carmel’s. Mas isso já é pano de fundo para uma outra história. 

No negócio das pipocas, só quem continuaram mesmo foram Luciana e Ithamar. “Em 2017, mais ou menos, a gente acabou montando uma empresa de eventos através da pipoca. Porque o pessoal pedia. Eles iam no Jardim Botânico e perguntavam: ‘Vocês fazem pipoca para eventos também?’”, relembra Ithamar. 

Na época, as pipocas vendidas por eles continuavam seguindo o modelo tradicional de doce ou salgada. De vez em quando, colocavam algumas versões gourmet à venda, mas a opção era muito mais trabalhosa e rendia menos ao casal. Foi com a pandemia que o negócio precisou se redesenhar. 

“O Jardim Botânico fechou. A gente não podia trabalhar mais, e também a empresa de eventos parou de fazer eventos. Um dos nossos filhos se ofereceu para mexer em nosso Instagram, para melhorar o perfil e fazer a divulgação da nossa pipoca”, conta Ithamar.

No começo dessa nova fase, eram apenas Luciana e Ithamar na cozinha. O marido se lembra bem dos impasses que se seguiram entre os dois. “Era briga pela qualidade. A Luciana é bem exigente com a qualidade, e eu fazia alguma coisa errada, ela já brigava”, relembra. 

Os dois foram melhorando os sabores, trabalhando a embalagem do produto e o filho, junto com a esposa, entrou em contato com alguns influenciadores para fazer a divulgação da pipoca. Nessa leva, a pipoca Carmel’s acabou indo parar nas mãos de Leonardo Macedo, fundador da rede Nanica Brasil e investidor em negócios alimentícios. 

“Ele gostou muito da pipoca. E foi com o investimento dele que acabamos montando a nossa primeira loja, em São Paulo, na Avenida Prudente de Moraes. Foi basicamente um salto que a gente deu. Saímos de um carrinho de pipoca, para produzir só da cozinha de casa, para montar a primeira loja em São Paulo”, conta Ithamar. A escolha da capital paulista se deu por uma análise do mercado. 

Por ser a casa de Luciana e Ithamar, os dois conseguiram abrir também uma loja em Curitiba. No último ano, o faturamento do negócio ficou em torno de R$ 1,2 milhão e a expectativa, por enquanto, não é expandir o número de lojas, mas fortalecer a Carmel’s Pipocas onde ela já está presente. 

Os carrinhos de pipocas também continuam ativos, no Jardim Botânico e no campus da Pontifícia Universidade Católica (PUC), em Curitiba. As pipocas em eventos também são um braço que continua forte e no qual o casal mais tem investido.

A ideia das pipocas gourmet

Apesar de ser uma novidade para muitos, Ithamar não considera que a Carmel’s Pipocas foi pioneira no quesito das pipocas gourmet. Eles mesmos usaram como inspiração uma famosa pipoca que um dos filhos conheceu enquanto estudava nos Estados Unidos, em uma passagem por Chicago. 

O jovem contou aos pais que estava passeando de bicicleta quando viu uma fila enorme de pessoas e decidiu ver o que era. Se tratava de uma loja de pipoca, a Garrett Popcorn. “É a nossa inspiração. Apesar deles não fazerem pipoca gourmet, mas, assim, era pipoca e o pessoal fazia fila, seguindo aquele cheiro de caramelo. E daí a gente foi se baseando”, conta Ithamar. 

Quem continua, até hoje, atrás de novos sabores de pipoca ainda é Luciana. Agora também ele tem o suporte da equipe de marketing, que, volta e meia, dá sugestões de sabores diferentes para as datas comemorativas. 

Fonte: Portal Terra
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