Trump diz que vai anunciar nome do futuro presidente do Fed na manhã desta sexta-feira
Entre os especulados estão o executivo da BlackRock Rick Rieder, o ex-diretor do Fed Kevin Warsh, o atual diretor Christopher Waller e o diretor do Conselho Econômico Nacional, Kevin Hassett
O presidente dos EUA, Donald Trump, disse na noite desta quinta-feira, 29, que irá anunciar sua escolha para o cargo de presidente do Federal Reserve (o Fed), equivalente ao Banco Central) na manhã desta sexta-feira, 30.
"Amanhã de manhã", afirmou Trump, sinalizando o fim de um processo seletivo, em entrada de evento para exibição do filme Melania, ao ser perguntado por repórteres quando anunciaria a decisão.
Trump prepara o anúncio de nome de substituto após um ano de pressões, perseguições e ofensas direcionadas ao atual chefe do Fed, Jerome Powell.
Entre os quatro principais nomes para o cargo estão o executivo da BlackRock Rick Rieder, um ex-diretor (Kevin Warsh) e um atual diretor do BC americano (Christopher Waller) e o diretor do Conselho Econômico Nacional, Kevin Hassett.
Logo após a notícia, a Kalshi, plataforma de apostas, mostrava, por volta das 22h (horário de Brasília) que Warsh disparava com 86% de chance de ser o novo presidente do BC americano.
A notícia vem horas depois de Trump ter voltado a atacar Powell, ao cobrar um corte imediato dos juros, um dia após o BC manter as taxas inalteradas. Em publicação na Truth Social, Trump afirmou que Powell, a quem chamou de "atrasado demais", "voltou a se recusar a cortar as taxas de juros, embora não tenha absolutamente nenhuma razão para mantê-las tão altas".
O mandato de Powell na presidência do Fed vai até maio. O indicado por Trump para ser o sucessor do chefe do Fed terá ainda de ser aprovado pelo Senado. Mesmo deixando a presidência ao fim de seu mandato, Powell poderá continuar no conselho de diretores do órgão até 2028.