Nagel afirma que taxas de juros do BCE estão corretas apesar de queda da inflação
As taxas de juros do Banco Central Europeu estão no nível adequado uma vez que a inflação deve se estabilizar em sua meta de 2% após uma queda de curta duração, disse o membro do BCE Joachim Nagel nesta segunda-feira.
O BCE manteve por unanimidade sua taxa básica de juros em 2% na semana passada, mas alguns membros do comitê de política monetária continuam preocupados com a possibilidade de o aumento dos preços, que desacelerou para 1,7% no mês passado, enfraquecer demais, forçando o banco central da zona do euro a reagir.
Nagel, presidente do banco central alemão, disse que o BCE só agirá se as suas expectativas de inflação de médio prazo se desviarem "de forma sustentável e notável" da meta, mas isso não parece ser o caso.
"Muitos fatores sugerem que o nível atual das taxas de juros é adequado", disse ele. "Primeiro, a queda (da inflação) é de curto prazo e pequena e, no médio prazo, a inflação está na nossa meta."
Ele acrescentou que as expectativas de inflação de longo prazo estão "firmemente ancoradas" e que as medidas do núcleo do índice de preço, que excluem itens voláteis como energia e alimentos, também apoiam essa visão, assim como uma atualização das projeções de dezembro do BCE.
Dados publicados na semana passada mostraram que grande parte da queda da inflação em janeiro se deveu à custos de energia menores, embora os serviços também tenham registrado uma moderação nos aumentos de preços.
"Pequenos desvios temporários - especialmente em componentes voláteis, como os preços da energia - não ... exigem uma mudança de rumo se as expectativas de inflação estiverem firmemente estabelecidas", afirmou Nagel.