Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Weg anuncia construção de maior fábrica de baterias do País em Santa Catarina

Segundo a companhia, sistemas de armazenamento de energia em bateria são essenciais para a estabilidade das redes elétricas e o avanço das fontes renováveis, como solar e eólica

4 fev 2026 - 16h19
Compartilhar
Exibir comentários

A Weg anunciou nesta quarta-feira, 4, que irá construir uma nova fábrica dedicada à produção de sistemas de armazenamento de energia em baterias (BESS, na sigla em inglês) em Itajaí, no Estado de Santa Catarina.

Em comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a empresa destaca que a unidade será a maior e mais moderna do País nesse segmento e representa um avanço estratégico da companhia em soluções para a transição Energética.

A Weg contou com financiamento de R$ 280 milhões do programa BNDES Mais Inovação, aprovado no âmbito da chamada pública voltada à transformação de minerais estratégicos para transição energética e descarbonização, realizada em parceria com a Finep.

Weg possui operações industriais em 18 países
Weg possui operações industriais em 18 países
Foto: Dieter Gross/Estadão / Estadão

Em nota, o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, afirmou que o projeto tem "importância estratégica" para o Brasil. "É mais um passo importante na agenda de descarbonização, ao contribuir para reforçar a segurança energética, ampliar a resiliência da rede elétrica e a expansão das fontes renováveis. Sob orientação do presidente Lula, o Brasil está construindo um novo ciclo de desenvolvimento, com inovação e sustentabilidade."

Para o presidente da Weg, Alberto Kuba, o investimento posiciona a companhia e o País "de forma mais competitiva no cenário global", ao atender tanto grandes usinas quanto clientes comerciais e industriais com produtos de maior conteúdo local.

Fundada em 1961, a Weg possui operações industriais em 18 países, emprega 49 mil pessoas e faturou R$ 38 bilhões em 2024, 57% no exterior. A nova fábrica consolida a estratégia de inserir a indústria brasileira na cadeia global da transição energética e reforçar a autonomia nacional em um mercado em rápida expansão.

As obras da nova fábrica têm conclusão prevista para o segundo semestre de 2027. A operação da unidade resultará na criação de aproximadamente 90 empregos diretos.

Além disso, a nova planta ampliará a capacidade produtiva da Weg em sistemas BESS para até 2 GWh ao ano, equivalente a 400 sistemas de 5 MWh, e contará com um alto nível de automação, incluindo linhas automáticas e semiautomáticas de montagem, além do uso de robôs móveis autônomos para movimentações internas.

Segundo a Weg, o complexo também abrigará um laboratório dedicado a testes, desenvolvimento e qualificação de produtos, responsável por aprimorar processos, garantir controle de qualidade e acelerar a criação de novas soluções. A infraestrutura incluirá ainda uma subestação de energia para simulação de condições reais de operação.

"Os sistemas de armazenamento de energia em bateria são essenciais para a estabilidade das redes elétricas, especialmente com o avanço das fontes renováveis, como a solar e a eólica. Eles permitem armazenar energia em períodos de baixa demanda e liberá-la quando necessário, contribuindo para a confiabilidade do sistema e reduzindo riscos de interrupção", aponta a empresa.

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade