Médico de Pernambuco aposta em mercado de produtos naturais
O dermatologista e empresário Djalma Marques, de Afogados da Ingazeira (PE), viu em suas teses de mestrado e doutorado uma oportunidade de empreender. Djalma, que é especialista em homeopatia e medicina preventiva, desenvolveu, na década de 1990, em seu mestrado e doutorado, alguns alimentos e produtos dermatológicos a base de probióticos. O estudo foi a porta de entrada para a criação da Biologicus.
Toda a pesquisa e desenvolvimento dos produtos foram feitos em conjunto com a engenheira química Fátima Fonseca, esposa e sócia do médico. "Quanto terminamos as pesquisas, conseguimos uma autorização da Prefeitura do Recife para atuar em um posto de saúde da cidade. Todo o investimento veio do nosso bolso. Na época, gastamos cerca de R$ 600 mil", relembra o dermatologista.
"Quando fechamos o acordo com a Prefeitura, eles nos alertaram que muito próximo ao posto em que atuaríamos havia outra unidade de saúde, e que era muito provável que os pacientes fossem à procura dos médicos que trabalham com a medicação convencional. Para nossa surpresa, ocorreu o contrário à previsão da prefeitura e o projeto foi um sucesso."
Até esse momento, a empresa ainda não existia oficialmente. Mas o "boca a boca" dos pacientes fez com que o casal fosse convidado a participar de uma feira de empreendedorismo do Estado. "Foi nessa feira que percebemos o potencial dos nossos produtos. Em 2004, abrimos a empresa oficialmente e investimos mais R$ 200 mil", afirma Djalma.
Perspectivas
Depois de muita pesquisa e desenvolvimento de produtos, a empresa foca em sua expansão. A Biologicus tem hoje um portfólio de 60 produtos. Atua nas áreas de alimentos - com queijos, iogurtes e bebidas fermentadas - e também em dermocosméticos e medicações dermatológicas. "Queremos expandir, e isso vai acontecer em 2013. Estamos fechando boas parcerias que vão ajudar neste processo", explica o médico.
Djalma afirma que a empresa está em processo de fechamento de parceria com a rede de supermercados Pão de Açúcar e com a rede de farmácias paraense Big Ben. Além dessas, a Biologicus já trabalha em conjunto com a franquia de produtos naturais Mundo Verde e com a rede curitibana de lojas de cosméticos Cativa Natureza.
Atualmente, todo o dinheiro que entra é reinvestido em qualificação dos funcionários, pesquisas e máquinas para o preparo dos produtos. Mas, segundo Djalma, um dos planos para 2013 é lucrar com a empresa. Outra aposta do casal é o mercado internacional. "A Europa se interessa muito pelo nosso produto. Estamos com alguns projetos de abrir filiais por lá. Nada totalmente definido, mas é algo que também está na nossa pauta de 2013, finaliza Djalma.