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Facebook amplia regras sobre anúncios pagos antes de eleições na UE

28 jan 2019 - 12h38
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O Facebook afirmou nesta segunda-feira que vai ampliar regras e salvaguardas sobre anúncios políticos para impedir interferência externa em eleições, incluindo as que serão realizadas na Europa neste ano.

Xangai, China 05/11/2018 REUTERS/Aly Song
Xangai, China 05/11/2018 REUTERS/Aly Song
Foto: Reuters

A maior rede social do mundo tem enfrentado pressão de reguladores e do público depois da revelação no ano passado que a consultoria política britânica Cambridge Analytica conseguiu indevidamente dados de milhões de usuários norte-americanos do Facebook para usar em publicidade eleitoral.

"Vamos exigir daqueles que querem veicular anúncios políticos autorização e vamos mostrar uma mensagem de 'pago por' nestes anúncios", disse o recém-indicado diretor de assuntos globais Nick Clegg a jornalistas.

Clegg, um ex vice-premiê britânico contratado pelo Facebook em outubro do ano passado, afirmou que novas ferramentas serão lançadas no final de março com o objetivo de proteger a integridade das eleições na União Europeia.

O Facebook afirmou que as ferramentas de transparência para anúncios eleitorais serão expandidas globalmente antes do final de junho. Em fevereiro, as ferramentas serão lançadas na Índia, antes das eleições no país, e também na Ucrânia e Israel.

As ferramentas vão conter informação como quantidade de dinheiro investido e número de impressões vistas, quem pagou pelos anúncios e a demografia de quem viu eles, incluindo idade, gênero e localização.

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