Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Dicas espertas de leitura para quem tem um e-commerce

Especialista indica livros que inspiram empreendedorismo, inovação e tecnologia para planejar o e-commerce no novo ano.

31 jan 2022 - 06h00
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Jocelyn Morales / Unsplash

Em agosto de 2021, o Brasil registrava 1,3 milhão de lojas online e um crescimento anual de 40% na expansão do e-commerce, segundo o Perfil do E-commerce Brasileiro, elaborado pelo PayPal. São centenas de novos negócios online criados todos os dias e empreender no mundo virtual exige estratégias para se diferenciar da concorrência, desde a divulgação de produtos, até a logística de distribuição e o suporte no pós-venda. 

Buscar inspiração em histórias bem sucedidas pode, portanto, ser um bom ‘start’ para o planejamento dos negócios em 2022 e para alcançar o sucesso.

Pensando nisso, Franklin Bravos, CEO da Signa, startup de soluções digitais que já profissionalizou mais de 500 e-commerces, elencou cinco sugestões de leitura que abordam diferentes perspectivas sobre e-commerce e ensinam sobre inovação, empreendedorismo e tecnologia. Confira:

1. Satisfação Garantida – Tony Hsieh

Não é novidade que, para conquistar e fidelizar clientes, os negócios devem investir na satisfação do consumidor. No livro Satisfação Garantida, de Tony Hsieh, o autor aborda questões sobre Customer Success (CS). CEO da empresa online de sapatos Zappos, ele relata algumas das metodologias revolucionárias que criou para atender a necessidade de seus consumidores. 

“Traz a lição de que o sucesso dos negócios está totalmente ligado às condições oferecidas ao consumidor. Proporcionar uma experiência única, focada nas necessidades do cliente, ajuda na construção de vínculos e na fidelização”, acrescenta Bravos.

2. A Loja de Tudo: Jeff Bezos e a Era da Amazon – Brad Stone

Se você está à procura de uma dose de inspiração sobre empreendedorismo e perseverança, essa leitura poderá fazer sentido. “A Loja de Tudo”, livro escrito por Brad Stone, relata a história da Amazon, além de trazer a biografia de seu criador, Jeff Bezos. 

A obra traz depoimentos inéditos de amigos, familiares, colaboradores e ex-funcionários e descreve os movimentos do empresário para alcançar novos mercados e fazer o negócio crescer – até se tornar uma das empresas mais poderosas do mundo. 

“É uma verdadeira lição para quem quer criar uma loja virtual”, garante o CEO. 

3. Por dentro do Alibaba – Porter Erisman

Entender como administrar um e-commerce e aprender técnicas de vendas de empresas chinesas poderá ser descomplicado com a leitura do livro “Por dentro do Alibaba: como a maior empresa de e-commerce do mundo está mudando os rumos dos negócios on-line”. 

O autor foi um dos primeiros funcionários ocidentais do Alibaba e chefe da área de relações públicas e marketing internacional da empresa durante vários anos. 

“O Alibaba é um dos e-commerces mais influentes do mundo, que dita diversas tendências de gestão e dá grandes lições sobre como vencer a concorrência”, indica o especialista. 

4. Sem Limites – José Eduardo Costa

Como um pequeno comércio de sapatos se tornou um dos maiores e-commerces da América Latina? Essa pergunta é respondida no livro “Sem Limites: do pequeno comércio de sapatos ao maior e-commerce esportivo da América Latina”, de José Eduardo Costa, que traz a história da Netshoes. “A obra conta como foi a migração da loja de rua para o comércio eletrônico, os principais desafios enfrentados pelos seus empreendedores e traz insights sobre como integrar o varejo físico e virtual”, explica Bavos. 

5. Negócios Digitais – Alan Pakes

Outra boa leitura para empreendedores do e-commerce é o livro “Negócios Digitais”, de Alan Pakes. Na obra, o autor traz lições sobre como aproveitar o digital para empreender e inovar, além de focar a metodologia no desenvolvimento da mente empreendedora. 

“Se você procura entender mais sobre marketing digital, gestão, vendas online e relacionamento com o cliente, essa indicação poderá alavancar seu conhecimento e os resultados do seu e-commerce”, afirma o executivo.

(*) HOMEWORK inspira profissionais e empreendedores a trabalhar de um jeito mais inteligente, saudável, transformador. Nosso conteúdo impacta mais de 1 milhão de usuários únicos, todo mês. É publicado no Terra e compartilhado via redes sociais, WhatsApp e newsletter. Entre pra comunidade HOMEWORK!

Homework Homework
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade