Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

CSN Mineração pede registro para IPO

19 out 2020 - 18h54
(atualizado às 21h03)
Compartilhar
Exibir comentários

A CSN Mineração pediu nesta segunda-feira registro para sua muito aguardada oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês), com a operação da unidade de minério de ferro da CSN prometendo ser uma das maiores feitas por empresas brasileiras em 2020.

Vista da entrada de unidade da Companhia Siderurgica Nacional (CSN) em Volta Redonda (RJ). 16/1/2009. REUTERS/Fernando Soutello
Vista da entrada de unidade da Companhia Siderurgica Nacional (CSN) em Volta Redonda (RJ). 16/1/2009. REUTERS/Fernando Soutello
Foto: Reuters

O porte da transação pode ser medido pela quantidade instituições financeiras que vão coordenar a oferta, 11 ao todo, incluindo Morgan Stanley, XP, Bank of America, Bradesco BBI, BTG Pactual, UBS-BB, Caixa, Citi, Banco Fibra, Safra e Santander.

Em fato relevante publicado mais cedo, a CSN informou que ainda avalia se participará da operação como vendedora.

No prospecto preliminar, a CSN Mineração se apresenta como segunda maior exportadora de minério de ferro no Brasil e detentora de uma das maiores reservas de minério de ferro no mundo, certificada em mais de 3 bilhões de toneladas.

A companhia diz que pretende usar os recursos da oferta primária, cujos recursos vão para seu caixa, para os projetos Itabirito, o de recuperação de rejeitos de barragem Pires e para a mina Casa de Pedra.

A CSN Mineração afirma no prospecto que teve receita líquida de 8,94 bilhões de reais nos primeiros nove meses de 2020, alta de 8% ante mesma etapa do ano passado. O lucro líquido no entanto caiu de 2,95 para 2,69 bilhões de reais, enquanto a margem líquida encolheu de 35,7% para 30,1%.

O anúncio ocorreu poucos dias após a CSN anunciar uma meta de alavancagem menor ao final de 2021, de 2,5 vezes, do que a informada em julho, sem citar detalhes sobre como pretenderá acelerar a redução no endividamento.

O pedido de IPO envolve listagem da CSN Mineração, uma das maiores produtoras de minério de ferro de alta qualidade do Brasil, no nível 2 da B3.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade