Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Confira produtos polêmicos que foram cancelados pelas empresas

24 jul 2012 - 17h02
Compartilhar

Tênis e camisetas vêm criando polêmica entre consumidores nos últimos anos. Muitas vezes considerados ofensivos e sexistas, nomes ou frases escolhidos para ilustrar esses produtos fizeram empresas terem de pedir desculpas em público e até tirá-los de circulação, segundo a CNN Money. Confira os casos:

O tênis polêmico seria lançado em agosto
O tênis polêmico seria lançado em agosto
Foto: Divulgação

Adidas

A marca projetou esse sapato com algemas para ser um sneaker revolucionário, mas acabou caindo em contradição. No último dia 19 de junho - a mesma data em que a empresa apresentou a campanha do modelo no Facebook - grupos de direitos humanos protestaram contra a comercialização de sapatos que, segundo eles, representam anos de escravidão. "É ofensivo", diziam os grupos. Mais tarde, no mesmo dia, a Adidas retirou a campanha do ar e nunca lançou o tênis.

Urban Outfitters

Em abril, a marca de varejo de moda passou a vender uma camiseta amarela com uma estrela de seis pontos, semelhante às usadas pelos judeus na Alemanha nazista. Ativistas disseram que o uso do simbolismo da estrela era desagradável e ofensivo e que a venda de um produto com essa imagem causava indignação. Ao longo das semanas, a marca retirou as camisetas das lojas.

Nike

No dia de São Patrício, um dos padroeiros da Irlanda, a fabricante lançou um tênis nomeado "Preto e Bronzeado" ("Black & Tan", em inglês). O nome foi escolhido, em parte, por causa de uma bebida feita de cerveja e também porque "Black & Tan" é o apelido do grupo britânico paramilitar que eliminou os irlandeses durante a Guerra de Independência. Os irlandeses ficaram furiosos com o produto e a Nike veio a público pedir desculpas.

JC Penny

No ultimo verão, a marca apresentou uma camiseta visando meninas de 7 a 16 anos com a frase: "sou muito bonita para fazer lição de casa, então meu irmão faz isso para mim". O público considerou a mensagem sexista. A empresa tirou as camisetas das lojas.

Nike

Em 1997, a empresa lançou o "Air Bakin", um tênis de basquete que tinha uma chama desenhada no modelo. Para alguns adeptos do islamismo, a chama fazia alusão à palavra "Alá" quando escrita em árabe. O Conselho Americano de Relações Islâmicas condenou o sapato. A Nike tentou, de maneira frustrada, esconder o emblema com um pedaço de tecido e tinta vermelha, mas o conselho ameaçou boicotar os produtos da marca em todo o mundo. A empresa recolheu os 38 mil pares de sapato, pediu desculpas à comunidade muçulmana e construiu playgrounds para organizações de jovens islâmicos.

Converse

Em 2003, a Converse lançou o "Loaded Weapon" ("Arma Carregada", em inglês), uma versão atualizada do tênis de basquete "Weapon" ("Arma), que Magic Johnson e Larry Bird usaram na década de 1980. Pouco antes do lançamento do sapato, o jogador de basquete Patrick Dennehy foi morto após ser baleado por um companheiro. Logo após chegar às lojas, houve protestos dos consumidores, mas a marca alegou dizendo que aquele era apenas o nome de um sapato.

Sears
A marca ofereceu uma linha de camisetas para as meninas, que contou com dizeres como "Não me faça te chutar no canal de parto" e "Garotas legais, não use spray de pimenta." Já em uma linha para os bebês, o varejista ofereceu camisetas onde se lia "Equipe oficial da Irlanda bebendo, irlandês hoje ressaca amanhã." Os clientes ficaram furiosos e consideraram os produtos como ofensivos. A empresa tirou as roupas de venda.

Umbro

Décadas após as câmaras de gás nazistas serem fechadas, a fabricante de roupas esportivas reacendeu lembranças quando nomeou um tênis de "Zyklon", em 1999. A empresa escolheu o nome pelo significado em alemão - ciclone. Porém, o inseticida usado pelos nazistas como um veneno para matar seus prisioneiros nos campos de concentração era Zyklon B, o que gerou protestos dos sobreviventes da guerra. A Umbro recolheu os produtos.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra