Ubisoft revela ampla reestruturação e cancela remake de "Prince of Persia"
A produtora francesa de videogames Ubisoft passará por uma reorganização que vai dividir a empresa em cinco divisões criativas, anunciou a companhia nesta quarta-feira, acrescentando que vai cancelar seis jogos, incluindo um remake de "Prince of Persia" e três títulos não anunciados.
A Ubisoft também afirmou que vai atrasar o lançamento de sete outros projetos.
A reformulação, prevista para começar no início de abril, dividirá a Ubisoft em cinco unidades com foco em gêneros específicos de jogos.
Sob a nova estrutura, as cinco "Casas Criativas" da Ubisoft supervisionarão seus portfólios, desde o desenvolvimento da marca até as vendas, e serão responsáveis por seu próprio orçamento.
Cada divisão terá equipes de gerenciamento separadas. A remuneração será vinculada a métricas como engajamento dos jogadores e criação de valor, informou a empresa.
A primeira unidade, Vantage Studios, criada em novembro com um investimento de 1,16 bilhão de euros da chinesa Tencent, administrará as maiores franquias da Ubisoft, incluindo "Assassin's Creed". As outras quatro unidades se concentrarão, respectivamente, em jogos de tiro para vários jogadores, serviços ao vivo, jogos narrativos e games casuais e familiares.
Para 2026, a Ubisoft agora prevê uma receita líquida de cerca de 1,5 bilhão de euros e um prejuízo operacional de aproximadamente 1 bilhão. Isso inclui uma perda de 650 milhões de euros devido a cancelamentos e atrasos de jogos. Anteriormente, a empresa esperava um faturamento líquido de cerca de 1,9 bilhão de euros e equilíbrio no nível operacional.