VW Gol vai ganhar série especial de despedida de R$ 100 mil
Com produção limitada a 1.000 unidades, série de despedida do Volkswagen Gol terá detalhes visuais exclusivos, mas manterá atual motor 1.0
Ao que tudo indica, falta pouco para nos despedirmos do Volkswagen Gol. De acordo com o site Autos Segredos, o hatch será produzido até o fim deste ano, e não até 2023 como era previsto anteriormente. Além disso, o Volkswagen Gol vai ganhar uma série especial de despedida com produção limitada a 1.000 unidades. Antigo líder de vendas do mercado brasileiro, o Gol foi o carro mais vendido do país entre 1987 e 2013.
Ainda de acordo com o site mineiro, a edição limitada será produzida entre agosto e novembro. O preço deve ficar um pouco acima dos R$ 100 mil. Para efeito de comparação, o Gol atual pode chegar a R$ 82.340. Sob o capô, o modelo manterá o motor 1.0 aspirado flex de 75/84 cv de potência (g/e) e 95/102 Nm de torque (g/e), sempre associado a um câmbio manual de 5 marchas.
No entanto, a versão de despedida – ainda sem nome definido – deve ganhar adesivos e detalhes estéticos exclusivos. Ela também será disponibilizada apenas com uma opção de pintura. Dentre os equipamentos, a versão deve oferecer de série itens como vidros e travas elétricas nas quatro portas, ar-condicionado, rodas de liga leve de 15’’, direção hidráulica, volante multifuncional, computador de bordo, central multimídia e sensor de estacionamento traseiro.
Junto com o Gol, o sedã Voyage também deixará de ser produzido ainda em 2022. Por outro lado, o modelo não ganhará uma série especial como a do Gol. Com o fim da produção do Gol, o carro mais em conta da montadora alemã no país será o Polo Track, versão simplificada do atual Polo que deve chegar ao mercado brasileiro já no início do ano que vem.
O Gol, no entanto, terá um outro substituto. Conhecido internamente como Projeto VW 246, o novo modelo pode ser um SUV compacto, menor do que os atuais T-Cross e Nivus. De acordo com o site Auto+, o Projeto VW 246 chega em 2023 e vai brigar diretamente com o Fiat Pulse. No entanto, é provável que o futuro SUV da Volkswagen não mantenha o nome Gol.