Hora do adeus: veja quais carros saíram de linha em 2025
Modelos acabaram sucumbindo às regras do Proconve L8 e ao mercado como um todo; confira a lista
É pau, é pedra, é o fim do caminho. 2025 foi o ano do "Juízo Final" para alguns carros no Brasil. O motivo não foi apenas a queda nas vendas, mas uma tempestade perfeita. A entrada em vigor do Proconve L8, que impôs limites de emissões mais rígidos, e a mudança global de portfólio das matrizes garantiram o obituário de determinados modelos.
Em comparação com outros anos, 2025, ao menos no Brasil, não foi a hora do adeus de grandes produtos históricos. Espera-se algo do tipo para 2026, com o fim de linhagens simbólicas e uma adoção ainda mais "pesada" aos veículos eletrificados em detrimento dos automóveis a combustão.
Dito isso, confira abaixo alguns dos carros que saíram de linha em 2025 e não contarão novas histórias em 2026. Além disso, separamos alguns produtos que chegam à virada do ano como verdadeiros "zumbis". Isso porque dependem apenas de uma queima de estoque para dar adeus ao mercado local.
Toyota Yaris (Hatch e Sedã)
Este é o último prego no caixão da plataforma B0 (a mesma dos saudosos Sandero e Logan). O Renault Stepway resistiu bravamente como uma opção de "aventureiro raiz", mas o lançamento do Kardian e a mentalidade do consumidor atual mudaram as coisas.
O motor 1.0 turbo e a transmissão de dupla embreagem do Kardian tornaram o conjunto 1.0 de 82 cv com câmbio manual de cinco marchas do Stepway obsoleto. Além disso, a Renault passou a focar em modelos de maior valor agregado, abandonando de vez o segmento de entrada mais, digamos, acessível.
Audi A4
Para deixar a escadinha "no jeito", o Polo perdeu algumas versões de forma a não pisar no calo do Tera. Este, por linhas tortas, foi o caso do GTS — que tirou o time de campo no primeiro trimestre.
O hatch equipado com motor 1.4 EA211 que rende 150 cv e 25,5 kgfm tinha sua legião de fãs. Deu lugar ao Nivus GTS, lançado com o mesmo conjunto mecânico.
Jaguar também deu tchau
Assim como o Forester, SUV que é o epítome da confiabilidade, mas sofreu com a gestão no mínimo discreta do grupo Caoa para a marca Subaru no Brasil. A empresa mantém o Forester no catálogo como um modelo de vitrine para um público muito específico. Muito mesmo.
Preço sugerido? R$ 253.900, pelo menos até a publicação desta matéria. Este é mais um modelo que agoniza por conta do Proconve L8. As unidades disponíveis no País datam de 2023.
Justamente por isso, o Forester chega ao ano de 2026 no Brasil sem atualizações, com estoque limitado e vivendo de sua engenharia de estirpe (motor Boxer e tração integral permanente). Tem futuro duvidoso, nebuloso e vê o telhado cada vez mais próximo.