Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Bovespa e Samsung colocam a Bolsa de Valores na televisão

7 nov 2012 - 07h26
Compartilhar

Acompanhar os índices e as cotações de ações com frequência são uma preocupação para qualquer pessoa que investe no mercado financeiro. O importante é estar o tempo todo conectado: pelo computador, pelas pequenas telas do celular ou pelos tablets. Para melhorar o acesso dos investidores às informações da Bolsa durante o seu dia a dia, a BM&FBovespa, em parceria com a Samsung, lançou um aplicativo para a TV, o primeiro neste estilo na América Latina.

O aplicativo indica cotações e índices na parte inferior da tela para não interferir na programação assistida
O aplicativo indica cotações e índices na parte inferior da tela para não interferir na programação assistida
Foto: Reprodução


Sentado em frente à televisão, o investidor faz uma pequena pausa em sua programação para acessar a loja de apps. Ali ele pode procurar por "bolsa de valores", "bovespa" ou pelo nome do aplicativo: Ticker BM&FBovespa. Para baixá-lo, o cliente não precisa pagar nada. E ainda pode começar a usar a partir do momento em que a instalação for concluída. O aplicativo funciona em televisores, aparelhos de blu-ray e home theater que tenham a plataforma Smart Hub, da Samsung.



O sistema funciona no rodapé da tela, abaixo da programação principal que está sendo assistida pela pessoa. "Ela pode continuar a assistir sua programação preferida. Não interfere no consumo da televisão", afirma o gerente de comunicação digital e centro de TV da BM&FBovespa, Amadeu Porto Neto. "O que nós identificamos é que, assim, o usuário é capaz de interagir com a TV e acessar o conteúdo ao mesmo tempo. Como a pessoa tem o conteúdo na barra inferior, acaba não atrapalhando a TV aberta", acrescenta o gerente de TVs da Samsung, André Sakuma. O aplicativo pode aparecer e desaparecer da tela quando o espectador decidir.



Porto explica que o app dispõe informações do pregão, se ele está em andamento ou encerrado, e o volume financeiro negociado ao longo do dia. Além disso, também é possível consultar os índices de cotação de ações. "As informações do pregão ficam em uma área fixa, os índices vão passando pela tela, se deslocando da direita para a esquerda", esclarece ele sobre a disposição dos itens na tela. As cotações da ações são divulgadas pelo aplicativo com um delay de 15 minutos.



O consumo de informações é feito por meio de uma variedade cada vez maior de plataformas e isso chamou a atenção tanto da Bovespa quanto da Samsung. "A ideia surgiu justamente de a gente observar essa tendência de aumento de consumo e o comportamento dos usuários em relação à televisão. A gente percebeu uma interação muito maior com a TV", conta Porto. Como a Bovespa já havia feito aplicativos para celulares e para tablets, a televisão seria a "próxima fronteira", como define Amadeu Porto.



Sakuma afirma que a motivação da empresa foi unir inovação a um conteúdo pertinente ao usuário. "A gente tem buscado constantemente parceiros que podem agregar conteúdos relevantes para a plataforma. Não só relevantes, mas inovadores", afirma o gerente de TVs da Samsung. Ele observa, ainda, que o mercado de smart tv está crescendo, por isso é importante investir em conteúdo também para essa plataforma. "A expectativa desse ano é que o consumo seja o dobro do ano passado", afirma.

Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra