Ações europeias tem alta leve conforme queda de papéis de software ofusca alta de mineradoras
O índice pan-europeu STOXX 600 atingiu outro recorde de fechamento nesta terça-feira, conforme uma forte liquidação nas empresas de software e publicidade compensou a alta nas ações ligadas a commodities.
O STOXX 600 fechou em alta de 0,10%, a 617,93 pontos, após também ter fechado em pico histórico na segunda-feira.
"Mais cedo na sessão, a desaceleração na liquidação de metais deu um impulso de energia a investidores e tivemos um melhor apetite pelo risco. Mas, à medida que a sessão avançou, começamos a ver esse apetite pelo risco diminuir", disse Ipek Ozkardeskaya, analista sênior de mercado do Swissquote Bank.
O setor de mídia liderou as quedas, com uma baixa de 5,9%, a maior perda em um dia em cerca de seis anos, enquanto as ações de tecnologia recuaram 4,2%, a maior queda em mais de dez meses.
Operadores e analistas apontaram o lançamento do plug-in jurídico da Anthropic para seu chatbot de inteligência artificial (IA) generativa Claude como um dos catalisadores por trás do movimento mais amplo, à medida que investidores reavaliaram se empresas estabelecidas podem defender seus modelos de negócios, ressaltando a ameaça disruptiva da IA ao setor de software.
As ações do setor de publicidade também ficaram sob pressão. A francesa Publicis caiu 9,2%, apesar de prever um crescimento orgânico de 4% a 5% para 2026.
"À medida que os balanços são divulgados, começamos a perceber que o que investidores realmente querem é aprofundar-se nas perspectivas de receita e lucro —— números impressionantes não são mais tão impressionantes", disse Ozkardeskaya.
O setor de recursos básicos foi o que mais subiu entre os demais, com alta de 4,2%.
As ações ligadas a commodities estavam sob pressão desde o final da semana passada, acompanhando a queda nos preços dos metais preciosos devido à especulação de que o próximo chair do Federal Reserve, Kevin Warsh, pode se mostrar mais duro em relação à inflação.
O setor de mineração europeu continua sendo o de melhor desempenho neste ano, com um ganho de mais de 18%.
O setor de energia subiu 1,5%, com a alta dos preços do petróleo.
Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 0,26%, a 10.314,59 pontos.
Em FRANKFURT, o índice DAX registrou variação negativa de 0,07%, a 24.780,79 pontos.
Em PARIS, o índice CAC-40 registrou variação negativa de 0,02%, a 8.179,50 pontos.
Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 0,90%, a 46.420,52 pontos.
Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou variação positiva de 0,02%, a 18.119,20 pontos.
Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 1,40%, a 8.828,16 pontos.