Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

'Velha guarda não nos levou a sério': Cancelada e agora elogiada, Panic Shack toca de surpresa em SP

Banda de punk do País de Gales formada por mulheres se apresentou no Heineken No Lineup Festival após lançar seu primeiro álbum

26 out 2025 - 03h05
Compartilhar
Exibir comentários

O mundo do rock e do punk não é exatamente acolhedor com as mulheres. Mas não que isso faça tanta diferença para as meninas do Panic Shack, banda do País de Gales que foi uma das surpresas do No Lineup Festival, da Heineken, neste sábado, 25.

A apresentação, na verdade, foi surpresa, em certo nível, até para as próprias integrantes. Há uma semana, elas ficaram sabendo do show no Brasil. Chegaram na sexta, 24, e passaram "o dia inteiro na piscina".

O quarteto formado por Sarah Harvey, Meg Fretwell, Romi Lawrence e Emily Smith veio bem ao encontro da proposta do evento: apresentar nomes novos, gerar surpresa e provocar burburinho depois do show. E é exatamente isso o que as quatro se propõem a fazer desde o início da carreira, em 2018, em Cardiff.

Hoje, o Panic Shack já virou uma espécie de banda "cult" no limiar do mainstream. Mas as origens da banda são bem underground. Elas vieram da classe trabalhadora da cidade galesa e se propuseram a fazer o mesmo que viam homens fazendo no palco: mexer em pedais. "Se eles estão fazendo isso, não deve ser tão difícil (sem ofensa)", brincou Meg sobre as origens da banda em uma entrevista à revista The Line of the Best Fit.

Levou sete anos para que o álbum de estreia da banda chegasse ao mundo - justamente agora, e já elogiado pelo Guardian. Nesse meio tempo, elas enfrentaram a antipatia do público e também da "velha guarda" do rock e do punk.

"Quando começamos, muitas pessoas não nos levaram a sério. Pessoas da indústria, técnicos de som, muita gente que é infeliz com o seu emprego. Eles não gostaram de trabalhar com a gente. Nós nos forçamos a entrar na indústria musical e abrimos espaço para nós mesmas", relatam as integrantes em entrevista ao Estadão pouco antes do show em São Paulo.

Antes mesmo de lançar o disco elas já haviam sido "canceladas" no TikTok. The Ick, de 2022, viralizou na rede e muitos internautas criticaram o grupo por "se passar da classe trabalhadora" - apesar de essa ser, realmente, a origem das quatro.

Mas a crítica especializada, anos depois, recebeu Panic Shack (o álbum) com furor. O The Guardian descreveu o som das quatro como uma "anarquia alegre" - e elas abraçam o título. "Estamos nos divertindo no palco e acho que isso se traduz para o público", diz Romi Lawrence.

As letras são afiadas: unem humor com os desafios que uma mulher enfrenta na sociedade. E as inspirações são inúmeras - e elas citam de Viagra Boys a Spice Girls.

Em Girl Band Starter Pack, o punk vira uma espécie de "vídeo aesthetic" do TikTok: "Eu acordo, mando mensagem para as meninas. Vamos tomar um café, quatro lattes gelados". É claro que tudo é irônico, mas também é claro que é o tipo de coisa que, se unida com as coreografias que as quatro fazem no palco, viraliza com facilidade na rede de vídeos.

"Só aconteceu com a gente e foi bem acidental", diz Sarah Harvey. "Não ficamos bravas com isso. Acho que entramos em turnê na hora certa. Estávamos nos divertindo no TikTok e aconteceu", completa Emily Smith.

Mas, também, há letras densas. Em Smellarat, elas descrevem a sensação de encontrar um homem que abusa sexualmente de mulheres: "Você é um predador e as garotas têm medo de você".

Questionadas sobre o que há de mais punk em ser mulher, as integrantes associam a resposta a "existir". "É apenas precisar justificar tudo o que um homem poderia fazer de qualquer forma. Expressão física, atitude, tudo o que você quiser fazer da vida... É mais ou menos como ter que se adaptar a cada situação."

O No Lineup Festival começou às 15h, na Fábrica de Impressões, na Barra Funda, e já recebeu nomes como Don L, Soccer Mommy e TV on the Radio. O evento segue até as 3h, com lineup surpresa sendo revelado na hora.

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade