CarnaRock: É do rock e quer passar longe dos hits da folia? Ouça estes 10 álbuns no volume máximo
De Queen a Judas Priest, playlist reúne trabalhos icônicos que influenciaram incontáveis músicos e marcaram gerações
O carnaval de 2026 chegou e não é todo mundo que gosta da celebração. Claro, um feriado prolongado sempre agrada à população em geral, mas esse em específico tende a não ser para todos os gostos.
E ninguém é obrigado a ouvir os hits da folia ou as clássicas marchinhas só porque é carnaval. Você pode simplesmente pegar um fone, ligar a caixinha de som ou, quem sabe, colocar seu disco de vinil favorito e curtir um churrasco com amigos e família.
Música deixa qualquer celebração melhor e é a partir dela que nos conectamos uns com os outros. Então, por que não ouvir aquele álbum que te traz nostalgia ou que te lembra alguém que ama? Se você gosta de rock e metal, mais fácil ainda, já que há centenas de discos clássicos que fizeram história e marcaram gerações.
Desde Iron Maiden até Queen, a variedade é imensa, impossível não achar algo que agrade. Por isso, aqui vai o convite: faça o seu próprio carnaval e escute esses clássicos da música no volume máximo. Veja a nossa lista abaixo:
'Appetite For Destruction' - Guns N' Roses
Um dos álbuns de estreia mais populares e celebrados de todos os tempos, Appetite For Destruction (1987) levou o Guns N' Roses ao estrelato. Esse é um daqueles trabalhos que beiram o impecável, com músicas consistentes, e é facilmente ouvido do início ao fim sem pular nem uma canção sequer. Repleto de hits como Sweet Child O' Mine, Welcome To The Jungle e Paradise City, o início da banda americana é lembrado até hoje como um dos principais da história da música.
'Machine Head' - Deep Purple
Em Machine Head (1972), o Deep Purple trabalhou com excelência, o que é característico da banda. Mesmo que nem sempre lembrados pelo grande público, os britânicos figuram entre os influenciadores do rock, responsáveis por inspirar incontáveis músicos ao longo das mais diferentes gerações. Em seu sexto álbum, o grupo alcançou o maior hit da carreira: Smoke On The Water se expandiu para além dos limites do rock e alcançou fama geral.
'Powerslave' - Iron Maiden
Além de um dos principais discos da carreira do Iron Maiden, Powerslave (1984) também é lembrado por ter uma das capas mais icônicas de toda a discografia da banda. Desde o início, com Aces High, passando por 2 Minutes To Midnight e Back In The Village e encerrando com a longa Rime Of The Ancient Mariner, o álbum não peca em momento algum e mantém a régua bastante alta a todo tempo.
'Creatures Of The Night' - Kiss
Creatures Of The Night (1982) é considerado o disco mais pesado do Kiss. O álbum da banda de Gene Simmons e Paul Stanley se diferencia dos demais muito por conta da bateria pesada de Eric Carr, que definitivamente traz uma levada especial ao disco. War Machine, I Love It Loud e a composição que dá nome ao disco estão entre as principais do registro, com destaque também à emocional I Still Love You.
'1987' - Whitesnake
David Coverdale já trabalhava com o Whitesnake havia algum tempo antes do lançamento de 1987 (1987). No entanto, foi com esse álbum que a banda adquiriu um novo status e alcançou um público maior. Aqui também é difícil pular músicas, já que o ex-Deep Purple conseguiu reunir uma equipe de músicos talentosos para a tarefa, como o guitarrista John Sykes. Com o álbum, os britânicos entraram de vez em uma seara mais voltada ao hair metal - estilo pelo qual são lembrados até hoje.
'Black Sabbath' - Black Sabbath
Falar de heavy metal e não citar os pais do gênero é uma heresia. O Black Sabbath não apenas revolucionou a história do estilo, mas também da música. O álbum homônimo de estreia do grupo acabou por criar parâmetros para tudo o que foi produzido depois. Ozzy Osbourne, Tony Iommi, Geezer Butler e Bill Ward acabaram por criar outro dos trabalhos necessários para todo fã de metal, com clássicos como Evil Woman, N.I.B. e Black Sabbath.
'A Night At The Opera' - Queen
O Queen tem tantos hits que se torna uma tarefa difícil escolher o mais icônico. Mas A Night At The Opera (1975) trouxe Bohemian Rhapsody, que definitivamente entrou para a história. A voz de Freddie Mercury conduz os fãs por um álbum sólido, que contrasta entre a linda, porém sofrida, Love Of My Life até I'm In Love With My Car, que virou piada entre os fãs. A declaração You're My Best Friend também é destaque, e God Save The Queen encerra o registro.
'British Steel' - Judas Priest
British Steel (1980) tem músicas mais "palatáveis" para quem curte metal, mas não é tão fã dos vocais mais estridentes de Rob Halford. O álbum do Judas Priest traz composições bastante melodiosas, com o Metal God em sua fase áurea. Breaking The Law, United e Living After Midnight são clássicos absolutos da banda que segue como uma das maiores potências do estilo tanto em estúdio quanto ao vivo.
'5150' - Van Halen
Apesar de David Lee Roth ter sido o vocalista com quem o Van Halen pavimentou seu caminho para o sucesso, há quem diga que Sammy Hagar é o melhor vocalista da banda. Ambos têm suas qualidades e características, mas é inegável que o segundo possui uma das vozes mais potentes dentro do rock. O artista se destaca ainda mais quando canta uma balada, com notas agudas, como em Why Can't This Be Love, Dreams e Love Walks In.
'Ride The Lightning' - Metallica
Uma das discussões mais antigas - e mais saturadas - dentro da história do metal é acerca de Metallica e Megadeth. Apesar de ambas as bandas fazerem parte do Big Four - grupo que reúne as quatro maiores bandas de thrash metal e ainda conta com Slayer e Anthrax -, o grupo capitaneado por James Hetfield é o mais popular. Ride The Lightning (1984) tem, talvez, a melhor música do grupo: Fade To Black é pesada, conta com um riff de guitarra memorável e mostra o vocalista em ótima forma. Além dela, ainda se destacam a composição que dá nome ao álbum, For Whom The Bell Tolls, Creeping Death e Fight Fire With Fire.