Ex-namorado de Preta Gil, Caio Blat diz que cantora 'revolucionou' sua vida
Cantora e ator tiveram um breve relacionamento e, após isso, continuaram amigos
Preta Gil faleceu aos 50 anos nos EUA devido a um câncer no intestino, e Caio Blat, ex-namorado da artista, prestou uma homenagem emocionante lembrando momentos vividos juntos e destacando sua luz e generosidade.
O ator Caio Blat, de 45 anos, se manifestou no domingo, 20, para lamentar a morte de Preta Gil (1974–2025), que morreu aos 50 anos por causa de complicações de um câncer. Os dois tiveram um breve relação e mantinham uma amizade bem próxima.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
"Nossa Pretinha de volta ao Sol, a mais linda, a mais generosa e especial, veio revolucionar nossas vidas, espalhar seu brilho e amor. Toda a gratidão por ter vivido ao seu lado, por ter recebido sua luz nesse caminho. Todo o carinho ao Fran e a toda a família Gil. Nos vemos no espaço", escreveu ele, em postagem realizada no Instagram.
No livro Os Primeiros 50, Preta Gil falou sobre a relação com Caio Blat. Segundo ela, engatou o relacionamento após terminar o casamento com o roteirista Rafael Dragaud. Na época, ela estava com 27, seu filho, Francisco, 5. Ela era sócia de uma produtora.
“[Era bem-sucedida], mas não estava feliz. Foi aí que conheci e me apaixonei pelo Caio Blat. O Caio me ajudou muito nessa história. Foi a adrenalinazinha que eu precisava para sair da zona de conforto em que eu estava. Ele [Caio Blat] estava estourado na novela Um Anjo Caiu do Céu (2001). Como ele me disse que seu sonho era dirigir uma peça, resolvi produzir a peça Macário", contou ela, em trecho da autobiografia.
A fim de conquistar o bom partido, Preta Gil ainda convidou Jorge Mautner, pai de sua amiga e diretora Amora Mautner, para fazer algumas leituras. Na época, Caio Blat já era admirador do trabalho de Jorge. “Chamei também meu ex-marido, o Otávio (Müller), que era um cara que o Caio também admirava muito, e montei a peça. Nesse meio-tempo, ele também se apaixonou por mim e a gente acabou namorando", continuou ela.
Apesar dos esforços, a relação com não durou, mas a amizade prevaleceu. Meses antes de morrer, Preta foi visitada por Caio e, na ocasião, ele até fez massagens nos pés dela.
“Imaginem um ator de 20 anos, estourado, todo mundo em cima… Eu era muito ciumenta e não tinha a menor estrutura para viver aquilo. Começou a ficar difícil e aí durou o que tinha que durar. Devo ter sofrido uns quatro ou cinco dias com o término e continuei a trabalhar.”
Adeus a Preta Gil
A cantora Preta Gil morreu no domingo, 20, aos 50 anos, em Nova York, nos EUA. Conforme a equipe dela informou ao Terra, a cantora passou mal a caminho do aeroporto. Ela iria voltar ao Brasil. Uma ambulância foi chamada, mas ela morreu antes de chegar ao hospital.
A cantora recebeu o diagnóstico de câncer de intestino em janeiro de 2023, após passar mal em casa e descobrir um tumor no reto. Em entrevista para Ana Maria Braga, naquele ano, Preta detalhou que foi ao hospital depois de sentir sangue escorrendo por suas pernas.
Em maio de 2025, Preta viajou para os Estados Unidos, onde deu início a um novo tratamento, após esgotar as possibilidades disponíveis no Brasil. Apesar das idas e vindas ao hospital, a cantora sempre se mostrou otimista. “Vou voltar curada, se Deus quiser”, disse antes de deixar o país.
Filha de Gilberto Gil com a empresária Sandra Gadelha, Preta deixa como herdeiro Francisco Gil, de 30 anos, fruto de seu relacionamento com Otávio Muller. O filho é um dos integrantes do grupo musical Gilsons e segue o talento musical da família.
