Por que o traslado do corpo de Preta Gil não se enquadra nas novas regras brasileiras?
Artista morreu aos 50 anos, nos Estados Unidos; família realiza procedimentos para repatriação do corpo
A família de Preta Gil se prepara para trazer o corpo da artista dos Estados Unidos de volta para o Brasil. A filha de Gilberto Gil morreu neste domingo, 20, aos 50 anos, após enfrentar uma batalha intensa contra um câncer de intestino, descoberto em janeiro de 2023.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
A cantora estava em Nova York desde maio, quando deu início a um novo tratamento, após esgotar as possibilidades disponíveis no Brasil. Apesar das idas e vindas ao hospital, a cantora sempre se mostrou otimista. “Vou voltar curada, se Deus quiser”, disse, antes de deixar o País.
Após o anúncio de sua partida, Gilberto Gil lamentou e afirmou que a família está cuidando dos procedimentos de repatriação do corpo de Preta. Nesse caso, o Consulado-Geral do Brasil deve ser informado para providências legais com relação à documentação. A família deve apresentar:
- Certificado de traslado do corpo;
- Certidão de Óbito original;
- Certificado de Embalsamamento;
- Atestado sanitário de doença não-contagiosa.
Em 26 de junho, após a repercussão da morte de Juliana Marins, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) promulgou a ordem que modificava a lei de migração e permitia, "em caráter excepcional", o pagamento das despesas de translado. No entanto, o caso de Preta não se enquadra nas quatro condicionantes:
- Incapacidade financeira comprovada da família;
- As despesas não estiverem cobertas por seguro ou previstas em contrato de trabalho (se viagem a serviço);
- A morte ocorrer em circunstâncias que causem comoção;
- Houver disponibilidade orçamentária e financeira.
Morte de Preta
A artista estava em tratamento de câncer de intestino desde janeiro de 2023. A informação da morte foi confirmada ao Terra pela equipe da artista neste domingo. Em maio, Preta viajou para os Estados Unidos, onde deu início a um novo tratamento, após esgotar as possibilidades disponíveis no Brasil.
Filha de Gilberto Gil com a empresária Sandra Gadelha, Preta deixa como herdeiro Francisco Gil, de 30 anos, fruto de seu relacionamento com Otávio Muller. O filho é um dos integrantes do grupo musical Gilsons, e segue o talento musical da família.
De acordo com informações, Preta passou mal a caminho do aeroporto. Ela iria voltar ao Brasil, uma ambulância foi chamada, mas ela morreu a caminho do hospital.

