Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Por que o traslado do corpo de Preta Gil não se enquadra nas novas regras brasileiras?

Artista morreu aos 50 anos, nos Estados Unidos; família realiza procedimentos para repatriação do corpo

21 jul 2025 - 00h11
(atualizado às 07h27)
Compartilhar
Exibir comentários
Preta Gil morre aos 50 anos em Nova York:

A família de Preta Gil se prepara para trazer o corpo da artista dos Estados Unidos de volta para o Brasil. A filha de Gilberto Gil morreu neste domingo, 20, aos 50 anos, após enfrentar uma batalha intensa contra um câncer de intestino, descoberto em janeiro de 2023. 

A cantora estava em Nova York desde maio, quando deu início a um novo tratamento, após esgotar as possibilidades disponíveis no Brasil. Apesar das idas e vindas ao hospital, a cantora sempre se mostrou otimista. “Vou voltar curada, se Deus quiser”, disse, antes de deixar o País. 

Após o anúncio de sua partida, Gilberto Gil lamentou e afirmou que a família está cuidando dos procedimentos de repatriação do corpo de Preta. Nesse caso, o Consulado-Geral do Brasil deve ser informado para providências legais com relação à documentação. A família deve apresentar:

  • Certificado de traslado do corpo; 
  • Certidão de Óbito original; 
  • Certificado de Embalsamamento; 
  • Atestado sanitário de doença não-contagiosa. 

Em 26 de junho, após a repercussão da morte de Juliana Marins, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) promulgou a ordem que modificava a lei de migração e permitia, "em caráter excepcional", o pagamento das despesas de translado. No entanto, o caso de Preta não se enquadra nas quatro condicionantes:

  • Incapacidade financeira comprovada da família;
  • As despesas não estiverem cobertas por seguro ou previstas em contrato de trabalho (se viagem a serviço);
  • A morte ocorrer em circunstâncias que causem comoção;
  • Houver disponibilidade orçamentária e financeira. 
Veja a última vez que Preta Gil subiu ao palco em show ao lado do pai, Gilberto Gil, em SP:

Morte de Preta

A artista estava em tratamento de câncer de intestino desde janeiro de 2023. A informação da morte foi confirmada ao Terra pela equipe da artista neste domingo. Em maio, Preta viajou para os Estados Unidos, onde deu início a um novo tratamento, após esgotar as possibilidades disponíveis no Brasil.

Preta Gil
Preta Gil
Foto: Wagner Origenes / ATO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Filha de Gilberto Gil com a empresária Sandra Gadelha, Preta deixa como herdeiro Francisco Gil, de 30 anos, fruto de seu relacionamento com Otávio Muller. O filho é um dos integrantes do grupo musical Gilsons, e segue o talento musical da família. 

De acordo com informações, Preta passou mal a caminho do aeroporto. Ela iria voltar ao Brasil, uma ambulância foi chamada, mas ela morreu a caminho do hospital.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade