1 evento ao vivo

Semana da mulher: 10 personagens que mudaram Hollywood

Fechando nossa série especial da Semana da Mulher, vamos relembrar personagens incrivelmente importantes para o cinema.

9 mar 2018
15h54
atualizado às 20h09
  • separator
  • comentários

As mulheres sempre estiveram presentes na telona, e atualmente ganham cada vez mais força, mostrando que não precisam de ninguém para conquistarem os seus objetivos. E digo mais: elas chegam a roubar o papel de alguns protagonistas em filmes muito marcantes, deixando-os totalmente dependentes de suas habilidades. Ou você acha que Harry Potter teria vencido Voldemort sem a inteligência da Hermione?

Hermione Granger
Hermione Granger
Foto: Divulgação / Warner Bros.

1 - Hermione Granger

Seja nos filmes ou nos livros escritos por J.K. Rowling, Hermione ganha os holofotes. Super inteligente, corajosa e com uma história de perseverança, a garota filha de trouxas (os que não são bruxos de sangue) precisa se apagar da memória dos pais para salvar o planeta. Além disso, ela sabe todos os feitiços na ponta da língua, e consegue criar os melhores planos para que Harry Potter e seu futuro marido Rony Weasley consigam sair ilesos de situações perigosas. Apesar de ela não ser a personagem principal, ela teria todo o potencial para ser, e é a preferida de muitos fãs da saga.

Princesa Leia
Princesa Leia
Foto: Reprodução / Lucasfilm

2 - Princesa Leia

É até estranho precisar falar sobre a personagem Leia Organa, dos filmes Star Wars. Conhecida por ser uma Rebelde, liderando um movimento contra o Império, ela nunca fez o papel esperado por uma mulher nos filmes da época, tomando a dianteira e se arriscando em nome do seu movimento. Com uma personalidade marcante, o papel rendeu à atriz um reconhecimento mundial, fazendo com que a sua morte tenha sido um dia muito triste para todos. Além disso, Leia foi responsável pelo fato de muitas meninas terem uma personagem para brincar e se virem representadas na franquia, se sentindo poderosas e com grande importância.

Rey
Rey
Foto: Divulgação / Lucasfilm

3 - Rey

O que Leia fez nos anos 1980 e 1990, Rey está fazendo nos anos 2000. Apresentada desde o início como uma personagem que se difere dos demais, coletando materiais e frequentando lugares perigosos sem se importar, a jovem entra em batalhas antes inimagináveis contra os mais diversos tipos de inimigos. Nem é preciso pensar muito para entender a importância de ela chegar a ter em mãos o sabre de luz de Luke Skywalker: uma atitude que literalmente entrega para a mulher o que antes pertencia só ao homem, mostrando que elas também tem a força. Há quem acredite que ela se torne o personagem central dos próximos filmes, e nós só podemos torcer para que isso realmente aconteça.

Sarah Connor
Sarah Connor
Foto: Divulgação / Pacific Western

4 - Sarah Connor

Nos filmes O Exterminador do Futuro, Sarah é apenas uma garçonete, até ser salva por um soldado do futuro. A partir de então, a vida da mulher vira de cabeça para baixo e ela se vê em uma situação absurda: ela descobre que no futuro será mãe do maior representante da resistência humana contra as máquinas, e por isso corre grande risco de ser assassinada. Durante os dois próximos filmes, vemos a sua batalha pela sobrevivência que vai além de simplesmente pensar em si mesma, mas que existe para tentar salvar a humanidade. No último filme, sete anos após a sua morte, descobrimos que ela deixa uma mensagem para os vivos, dizendo “não há destino, mas sim o que fazemos”. E ela fez muito, ganhando uma série de TV e se tornando mais uma heroína que representa muito bem o poder das mulheres.

Olive, a eterna Miss Sunshine
Olive, a eterna Miss Sunshine
Foto: Divulgação / Fox Searchlight Pictures

5 - Olive

Pequena Miss Sunshine é um filme maravilhoso. Ele conta a história da pequena Olive, que nasceu e cresceu em uma pequena cidade e tinha o sonho de se tornar Miss Universo. Com o seu jeitinho único, com orgulho do próprio corpo e vontade de ser feliz, a menina consegue não somente reunir toda a família, mas mostrar para todo mundo que a opinião dos outros não importa: é o caminho e a experiência da nossa própria vida que faz tudo valer a pena.

A Noviça Rebelde
A Noviça Rebelde
Foto: Divulgação / 20th Century Fox

6 - Maria

A Noviça Rebelde é um daqueles filmes que deixam de atrair por conta de uma péssima adaptação do título original: The Sound of Music (“o som da música”, em tradução literal). A personagem principal, Maria, é famosa por não conseguir sossegar, sempre cantando e dançando pelos lugares. É assim que ela consegue conquistar o coração de uma família que estava abalada após o falecimento da mãe das sete crianças, enfrentando broncas e ordens que não faziam sentido. No fim, vemos que ela ainda se dispõe a se sacrificar em épocas tão difíceis durante a Segunda Guerra Mundial para salvar a todos. Que baita mulher!

Nakia, Shuri e Okoye, do filme Pantera Negra
Nakia, Shuri e Okoye, do filme Pantera Negra
Foto: Divulgação / Marvel Studios

7 - Nakia, Shuri e Okoye

É impossível falar do mais novo filme Pantera Negra sem citar as maravilhosas mulheres que fazem parte do núcleo principal. Nakia, Shuri e Okoye representam a coragem, a força e a perseverança de uma forma que pouco filme consegue fazer. Lutando para salvar T’Challa e impedir que a pessoa errada se tornasse o super herói. todas contavam com armas super modernas e enfrentavam os inimigos usando toda a coragem que tinham, mesmo que isso significasse ter que lutar contra aqueles que amam. Além de serem lindas, todas representaram muito bem o poder da mulher, e ainda mostraram que os negros merecem tanto destaque quanto os brancos, e que todos temos histórias para contar.

Moana
Moana
Foto: Divulgação / Walt Disney Studios Motion Pictures

8 - Moana

Moana pode não ser uma mulher real, mas ela representa muita gente por aí. Presa em uma ilha, sem poder decidir quanto ao próprio futuro, ela é obrigada a fugir e agir com as próprias mãos, tendo apenas o apoio de sua avó. Indo contra tudo e todos, ela prova que tem força o suficiente para enfrentar qualquer tipo de dificuldade que venha a aparecer, estando acima até mesmo de um Deus em formato de homem ― quem é Maui perto dela? Com o seu jeito brincalhão, ela conquista qualquer um, e no fim consegue provar que as pessoas precisam seguir o próprio coração para serem felizes.

Katniss Everdeen, de Jogos Vorazes
Katniss Everdeen, de Jogos Vorazes
Foto: Divulgação / Lionsgate

9 - Katniss Everdeen

Quando li a trilogia de livros Jogos Vorazes, só conseguia pensar no quão incrível é Katniss. E não foi diferente nos filmes! Com uma força absurda, a personagem passa por situações que praticamente ninguém conseguiria enfrentar. Vindo de uma vida pobre e difícil, ela se arrisca pela sua irmã, sendo obrigada a matar outros jovens para sobreviver dentro de um jogo no estilo Big Brother imposto pelo governo. Após vencer, ela se revolta contra o sistema e consegue criar uma verdadeira guerra, liderando muitos e servindo de referência como ser humano e mulher. Não deixa de ser uma verdadeira metáfora para tudo o que as mulheres já viveram, não é mesmo?

Elisa, de A Forma da Água
Elisa, de A Forma da Água
Foto: Divulgação / Fox Searchlight Pictures

10 - Elisa

Vencedor do prêmio Oscar de melhor filme, o filme A Forma da Água nos mostra Elisa, uma mulher que é muda e se apaixona por uma criatura com características humanas e répteis. Por mais estranho que isso pareça, ela é obrigada a lutar contra um enorme preconceito, tendo que salvar o amor de sua vida das garras de homens que só querem sacrificá-lo em busca de poder. Sofrendo assédios e enfrentando de frente aqueles que a ameaçam, ela vai até o fim para conseguir o que quer, sem deixar que sua deficiência a impeça.  

Com tantos filmes maravilhosos surgindo por aí, sendo que ainda há milhares de personagens memoráveis que mereciam estar nesta lista, podemos dizer que as mulheres estão conquistando não somente o mercado, mas também os nossos corações. Desejamos cada vez mais que elas estejam sempre presentes na nossa vida, e que o dia de hoje seja um momento para que elas ganhem ainda mais força nessa luta. Afinal de contas, o que seria dos filmes acima sem a presença delas?

Se você sentiu falta de alguma personagem, deixe o balde de pipocas de lado e escreva aqui a sua sugestão! Quanto maior for a lista de filmes, mais tempo passaremos assistindo tantas mulheres maravilhosas, alegrando os nossos dias. E, lembre-se: a Mulher Maravilha é tão super-herói quanto o Super Homem, e não tem nada de errado em vestir uma coroa e um chicote e se sentir poderoso. Viva as mulheres!

Veja também

 

Geek

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade