1 evento ao vivo

Saúde mental no Instagram: app oferece apoio aos usuários

27 mar 2019
18h03
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

O Instagram criou iniciativa que coloca em foco a saúde mental dos usuários, oferecendo apoio para quem digitar as hashtags #ansiedade ou #depressão na aba de buscas.

A rede social agora dá suporte para quem está passando por momentos difíceis dentro da plataforma, e disponibiliza dicas sobre saúde mental e também informa o contato do Centro de Valorização da Vida (CVV).

Sempre que o usuário fizer a busca pelas palavras-chave e clicar nas hashtags, o aplicativo apresenta a seguinte mensagem:

Foto: Reprodução

Quem opta por obter apoio tem uma nova janela aberta no navegador do celular, na qual estão disponíveis outras três alternativas: falar com um amigo, conversar com um voluntário da linha de apoio ou receber dicas sobre saúde mental.

Foto: Reprodução

Na primeira, a pessoa é orientada a conversar com pessoas próximas sobre o que ela está sentindo. Na segunda, é direcionada ao CVV, que conta com voluntários 24 horas para atendimento no telefone 141, bate-papo ou e-mail. Na terceira, são oferecidas dicas para se sentir melhor, como ouvir uma música tranquila, escrever o que está sentindo, ou se desligar um pouco da tecnologia e caminhar ao ar livre.

A iniciativa é bem-vinda dentro da rede social mais nociva para a saúde mental, apontada por uma pesquisa realizada em 2017 pela Sociedade real para Saúde Pública, na Grã-Bretanha.

Os pesquisadores entrevistaram 1.479 pessoas com idades entre 14 e 24 anos, e avaliaram aplicativos populares em quesitos como ansiedade, depressão, solidão, bullying e imagem corporal. Sete a cada dez voluntários revelaram que o Instagram fez com que se sentissem pior em relação à própria imagem. Sendo as meninas o maior alvo.

É importante ser consciente da nossa relação com as redes sociais, especialmente aquelas destinadas às fotografias, que nos concedem a opção de manipular cuidadosamente a vida que temos e queremos passar aos outros. Portanto, é necessário ter cautela em como nossa saúde mental reage à chuva de informações dentro dos aplicativos, e sempre ter em mente: nem tudo o que você vê é verdade.

[Parceria com o site Geekness]

Veja também:

Cyberpunk ganha novo capítulo de polêmicas
Geek
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade