Salão de Paris chega a 66ª edição; veja momentos históricos
O salão do automóvel mais antigo do mundo, o salão de Paris, entra em sua 66ª edição no dia 29 de setembro, quando abre às portas ao publico. Desde sua estreia, em 1898, quando era apenas uma exposição, o motorshow francês serviu de palco para estreias importantes na indústria automotiva mundial. Com o nome original de "Mondial de L´Automobile", o evento bienal acontece em anos pares, e espera reunir mais de um milhão de visitantes este ano. O Terra selecionou os modelos históricos que foram atrações de antigas edições do salão de Paris. Confira:
Alpine A110 - o icônico modelo que completou 50 anos em 2011, foi mostrado pela primeira vez durante o motorshow, em 1962. O veículo utilizava o mesmo motor do Renault 8, ou R8, de apenas 55 cavalos. Era chamado pelo público da época de "A Berlinetta".
Renault 8 - Conhecido popularmente como R8, o três volumes de quatro portas da Renault estreou em Paris em 1962, e na época, era o concorrente direto do Opel Kadett. O motor de quatro cilindros entregava apenas 48 cavalos de potência.
Citroën DS 19 - O sedã de quatro portas da montadora francesa estreou em 1955, e foi concebido pelo famoso design Bertoni. Chegou a ser produzido por 20 anos.
Ferrari 250 GT Berlinetta - Apresentada em Paris em 1959, o modelo italiano foi desenhado pelo estúdio italiano Pininfarina, e construída em colaboração com Scaglietti.
Ferrari Dino - Feito em homenagem ao filho de Enzo Ferrari, fundador da marca italiana, o modelo estreou em Paris em 1968, e também foi feita em parceria com o estúdio de design Pininfarina.
Renault 12 - O veículo de quatro portas e tração dianteira apareceu em Paris no ano de 1969. Era equipado com motor 1.3 l de 60 cavalos de potência.
Ferrari Testarossa - O modelo feito pela Pininfarina estreou em 1984 em Paris, e chamou a atenção pelas linhas inovadoras. O motor era um boxer de 12 cilindros, o mais potente motor da época.
Renault Dezir - O conceito esportivo da fabricante chamou atenção na última edição pelo design. O protótipo tem um motor elétrico alimentado por baterias de íon-lítio, com autonomia de 160 km.