PUBLICIDADE

Nova geração do Duster terá versões híbridas e tração 4x4

Previsto para estrear em 2024 na Europa, novo Dacia Duster pode ter inédita versão híbrida com motor elétrico no eixo traseiro e tração 4x4

20 jun 2022 11h04
| atualizado às 11h04
ver comentários
Publicidade
Projeção da nova geração do Dacia Duster
Projeção da nova geração do Dacia Duster
Foto: Didier Ric/L'Argus/Reprodução

O Renault Duster terá novidades importantes em breve. Quase cinco anos depois do lançamento do modelo atual na Europa, surgem novas informações sobre a próxima geração do SUV compacto. Previsto para estrear em 2024, o novo Dacia Duster terá versões híbridas e com tração 4x4, mas sem abrir mão dos preços baixos. As informações são do site francês L’Argus.

De acordo com o portal francês, o novo Dacia Duster deve se manter como uma das opções 4x4 mais baratas do mercado europeu. O site ainda ressalta que a configuração é bastante procurada em regiões montanhosas da França e outros países europeus, e também é uma opção popular entre empresas e órgãos de governo. 

Projeção da nova geração do Dacia Duster
Projeção da nova geração do Dacia Duster
Foto: Didier Ric/L'Argus/Reprodução

Também já se sabe que a nova geração Duster adotará a mesma plataforma modular CMF-B dos novos Logan e Sandero. Também utilizada pelo novo Renault Clio europeu, a nova base é compatível com tecnologias de eletrificação. Com isso, são esperadas melhorias técnicas e de segurança para a nova geração do Dacia Duster, que deve crescer em dimensões externas.

Conforme indicado por vazamentos de patentes da Dacia, o design do novo Duster deve contar com forte inspiração no conceito Bigster revelado em 2021. Já no interior, o acabamento deve ser semelhante ao das novas gerações de Sandero e Logan, que contam com materiais mais refinados que a geração anterior. Sob o capô, o novo Duster poderá ter opções de motores 1.2 e 1.6 a gasolina. As versões híbridas devem contar com um motor a combustão no eixo dianteiro associado a um propulsor elétrico no eixo traseiro. 

Conceito Dacia Bigster será inspiração para a nova geração do Duster
Conceito Dacia Bigster será inspiração para a nova geração do Duster
Foto: Dacia/Divulgação

Esse motor traseiro teria a função de tracionar as rodas traseiras em caso de perda de aderência ou em terrenos fora-de-estrada. Vale lembrar que vários países da Europa têm definido datas até a próxima década para permitirem apenas a venda de carros elétricos. A intenção da Dacia, no entanto, é manter em linha as versões a combustão enquanto a legislação permitir. 

Previsto para estrear daqui a dois anos na Europa, o novo Dacia Duster ainda não tem data para chegar ao Brasil, onde será vendido com a marca Renault. Isso porque a atual geração do modelo foi lançada no país apenas em 2020, três anos depois da Europa. Em fevereiro deste ano, a versão brasileira ganhou o novo motor 1.3 TCe de 170 cv desenvolvido em parceria com a Mercedes, que estreou na reestilização do Captur.

Novo Renault Duster ficou melhor do que parece:
Guia do Carro
Publicidade
Publicidade