Spotify e YouTube Music me deixaram exausto: criei minha própria alternativa de código aberto para ouvir o que eu quero
Transformei meu PC em um servidor de música privado. Funkwhale é a alternativa gratuita e de código aberto que permite que você recupere o controle das suas músicas
O texto a seguir é uma tradução do relato em primeira pessoa de Pepu Ricca, editor do Xataka Android
Já fazia um tempo que eu estava cansado do modelo de assinatura para ouvir música no meu celular: usar Spotify ou YouTube Music para ouvir minhas playlists. Buscando uma alternativa que me devolvesse o controle — e evitasse assinaturas, é claro — me deparei com uma iniciativa que despertou meu interesse: Funkwhale.
É uma plataforma de áudio gratuita e de código aberto que pode ser hospedada em nossos próprios dispositivos. Depois de experimentá-la, a sensação de possuir minha música é algo que eu nem sabia que sentia falta (desde meu último MP3).
Para este experimento, decidi não gastar dinheiro com um servidor externo e hospedá-la no meu próprio computador usando o Docker. Devo avisar que a teoria não é a mesma que a prática: no Windows, tive que contornar alguns obstáculos. É preciso lidar com o firewall e as configurações de rede para que os outros dispositivos reconheçam o servidor de música.
Não é um processo do tipo "clique, clique e pronto", mas exige sujar as mãos com o terminal (abençoada IA!). Quando terminei, ver a tela inicial carregando pela primeira vez recompensou meu esforço. Agora, vou contar minha experiência hospedando um servidor por conta própria.
Interface limpa
Uma vez dentro do navegador do PC, com o servidor configurado e ajustado, o Funkwhale me surpreende com sua limpeza e simplicidade. Ele é organizado em bibliotecas, o que me permitiu separar meus ...
Matérias relacionadas