Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Portugal aprova restrições a acesso de crianças a redes sociais

12 fev 2026 - 15h58
Compartilhar
Exibir comentários

O Parlamento português aprovou ‌nesta quinta-feira, em primeira leitura, um projeto de lei que exige o consentimento explícito dos pais para que crianças de 13 a 16 anos tenham acesso a redes sociais, numa das ⁠primeiras medidas legislativas concretas na Europa para ‌impor tais restrições.

Os autores do projeto de lei, do Partido Social Democrata (PSD), atualmente no poder, ‌afirmam que ele é ‌necessário para proteger as crianças contra o "cyberbullying", ⁠conteúdos prejudiciais e indivíduos predatórios.

Um sistema público conhecido como Chave Móvel Digital (DMK) será usado pelos pais para dar consentimento, ajudando também a fazer cumprir a proibição existente para crianças menores ‌de 13 anos de acessarem redes sociais, plataformas ‌de compartilhamento de ⁠vídeos e ⁠imagens ou sites de apostas online. Os provedores de ⁠tecnologia também são ‌obrigados a implementar ‌um sistema de verificação de idade compatível com o DMK.

O projeto de lei, aprovado por 148 votos a 69, com 13 abstenções, ⁠ainda pode ser modificado antes da votação final.

No mês passado, a Câmara dos Deputados da França apoiou uma legislação para proibir menores de 15 anos ‌de usarem redes sociais. A proibição pioneira, criada na Austrália para menores de 16 anos ⁠em redes que incluem Facebook, Snapchat, TikTok e YouTube, entrou em vigor em dezembro.

"Temos que proteger nossas crianças... não pretendemos proibir por proibir, pretendemos criar uma norma para dar mais poder aos pais e às famílias, para acompanhar e controlar", disse o deputado do PSD Paulo Marcelo antes da votação.

Marcelo disse que as empresas de tecnologia que ignorarem as restrições podem enfrentar multas de até 2% de sua receita global.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade