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Redes sociais, geração Z e hospedagens temáticas: as apostas do Airbnb para 2024

Em entrevista exclusiva ao Byte, a diretora global de operações do Airbnb, Tara Bunch, falou sobre os projetos mais recentes da empresa

16 mai 2024 - 05h00
(atualizado às 10h21)
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Tara Bunch, diretora global de operações do Airbnb, falou ao Byte sobre o novo projeto "Icônicos"
Tara Bunch, diretora global de operações do Airbnb, falou ao Byte sobre o novo projeto "Icônicos"
Foto: Divulgação/Airbnb

Airbnb lançou este mês o projeto "Icônicos", que engloba 11 experiências imersivas de hospedagens temáticas, como a casa inspirada no filme Up, da Disney, na Ferrari, no X-Men, entre outras vivências com foco em música, cinema, televisão, arte e esportes.

Para viver uma dessas experiências, é preciso se inscrever no site da plataforma e escrever uma resposta criativa sobre porque você deve ser contemplado. Se for um dos sortudos, a sua hospedagem poderá ser compartilhada para milhares (ou milhões) de usuários na internet. 

E é sobre o poder das redes sociais que o Byte conversou em uma entrevista exclusiva em Los Angeles (EUA) com Tara Bunch, diretora global de operações do Airbnb.

A executiva falou ainda sobre o mercado na América Latina, sobre como a pandemia transformou as experiências de viagens e o foco da empresa na geração Z. Confira a entrevista abaixo: 

Byte: Qual é a importância das redes sociais para o Airbnb? Você acha que a plataforma existiria se não houvesse redes sociais?

Tara Bunch: Se você pensar bem, o Airbnb existia antes da mídia social ser tão popular, grande parte do crescimento foi boca a boca, orgânico. Mas, obviamente, acho que no ambiente de negócios de hoje a rede social é essencial, é uma ferramenta de divulgação.

No evento de lançamento do Airbnb deste ano havia muitos influenciadores acompanhando, é um canal de marketing de comunicação muito importante.

Airbnb deu vida à casa de Carl e Ellie (personagens) para celebrar o 15º aniversário de Up
Airbnb deu vida à casa de Carl e Ellie (personagens) para celebrar o 15º aniversário de Up
Foto: Ryan Lowry/Airbnb/Divulgacao / Estadão

Acho que o projeto "Icônicos" talvez seja particularmente adequado para mídia social porque é muito visual. É diferente, é muito único, ninguém nunca fez isso antes, então é realmente emocionante.

Byte: Você acredita que as redes sociais impulsionam as pessoas a viverem experiências como as que o Airbnb proporciona, como alugar mansões ou casas temáticas? 

Tara Bunch: Sim. Nos últimos anos, durante a pandemia de Covid, as pessoas se sentiram muito isoladas e provavelmente viveram a maior parte de suas vidas nas redes sociais. Acho que este é um momento em que elas estão ansiosas para sair e viver a vida real, viver essas experiências imersivas.

Posso garantir que os sortudos que conseguirem se hospedar nessas casas temáticas postarão todas as fotos nas redes sociais, criarão vídeos para o TikTok, porque é tão único!

As pessoas querem ter essas experiências incríveis na vida real, e também querem compartilhá-las com os outros. Então eu acho que é uma convergência perfeita, né? De sair tendo essa experiência incrível e única na vida, e, ao mesmo tempo, poder compartilhá-la com tantas outras pessoas.

Byte: Como se destacar nesse campo tão competitivo e cheio de novidades como o turismo?

Tara Bunch: O que estamos tentando comunicar sobre o Airbnb é que você pode viajar — e há muitas maneiras de viajar — mas o Airbnb é muito diferente porque cada lugar é diferente, único, e é global. Você pode ir a quase qualquer lugar, há muitos lugares para os quais você nunca poderia viajar se não houvesse um Airbnb.

Em entrevista exclusiva ao Byte, Tara Bunch fala sobre os projetos do Airbnb
Em entrevista exclusiva ao Byte, Tara Bunch fala sobre os projetos do Airbnb
Foto: Divulgação/Airbnb

Cerca de 80% das viagens são locais e não urbanas. Isso significa que muitas pessoas estão viajando em seus próprios países e indo para lugares fora das áreas urbanas. E, em muitos casos, não havia hotéis nessas cidades, então é a única maneira de conhecer esses lugares realmente únicos, explorar o comércio local, como a comunidade vive ali.

São experiências únicas e especiais que você pode ter no Airbnb e que é muito diferente de entrar em um avião, conhecer o mesmo lugar e ficar no mesmo hotel de sempre. É uma oportunidade de expandir. 

Byte: Como foi o processo para definir quais seriam os temas das hospedagens "Icônicos"?

Tara Bunch: Eu não estive pessoalmente envolvida na escolha das salas temáticas, mas o objetivo era realmente atrair uma gama muito ampla de pessoas, com localizações em diversos países, com opções que atraia pessoas jovens ou famílias.

Esperamos impulsionar e conscientizar com grande foco em público internacional e, obviamente, na Geração Z. Abrir a mente das pessoas para como viajar não precisa ser sempre a mesma coisa.

Divulgação/Airbnb
Divulgação/Airbnb
Foto: Canaltech

Byte: Já que você mencionou a geração Z: eles são um público alvo importante no Airbnb?

Tara Bunch: Eles são um grande alvo. Os jovens desta geração foram os mais impactados pela covid, porque consumiu um período bastante crítico na vida deles, como escola, universidade, então eles perderam muitas coisas, como experimentar o mundo saindo e viajando, que é o momento da sua vida em que você tende a fazer isso.

Então é realmente uma oportunidade de alcançá-los e apresentá-los viagens, aventuras e todas as coisas que eles amam. Eles são fãs do Airbnb, de aventuras, e acho que eles estão preparados para serem o público-alvo.

Byte: Como o Airbnb enxerga o mercado do Brasil e da América Latina no geral?

Tara Bunch: É extremamente importante para nós. No geral, Latam cresceu 22% ano a ano, é um mercado muito importante e popular. 

Há um mercado de viagens domésticas muito forte. Então, 80% das viagens feitas no Airbnb no Brasil são viagens domésticas e isso significa que se trata, além de viagens internacionais, viagens em seu próprio país.

Os brasileiros querem viajar com a família para o interior. Acho que é isso que é tão mágico sobre o Airbnb, que está abrindo os olhos das pessoas não apenas para ir aos pontos turísticos normais, mas realmente explorando novas áreas.

Fonte: Redação Byte
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