Imagem mais recente da China representa desafio para demais potências: uma "criatura" de 64 metros para dominar o Pacífico
Por ora, só há uma certeza: a descoberta da imagem não resolve o mistério, mas o deixa ainda maior
Há algumas semanas, a China concluiu seu plano de dominação mundial, iniciado no final do verão, com um desfile militar sem precedentes. No processo, exibiu o Tipo 076 em seus primeiros testes, um salto tecnológico inédito na indústria naval chinesa: um navio de assalto anfíbio com propulsão elétrica e catapultas eletromagnéticas.
Acontece que havia "mais uma coisa".
Desafiando o conhecido
A aparição de um misterioso trimarã preto no que parece ser o estaleiro de Huangpu revelou pela primeira vez a silhueta completa de uma embarcação que a China vinha escondendo sob há meses e que até então era conhecida apenas por análises de satélite.
Suas linhas combinam características de um navio de superfície com elementos inconfundivelmente subaquáticos, dando forma a um design híbrido de cerca de 64 metros de comprimento, projetado para operar tanto em navegação aberta quanto em modo submersível, uma arquitetura que expande radicalmente as possibilidades de furtividade, alcance e sobrevivência contra sensores adversários.
Teorias
Analistas da TWZ afirmaram que a presença de um propulsor a jato, visível na nova imagem, reforça a impressão de que a discrição acústica e a eficiência foram priorizadas durante longas viagens, enquanto sua vela com marcações de profundidade, snorkel ou mastro apontam para ciclos de mergulho prolongados e um comportamento mais próximo ao de um submarino leve do que ao de um simples veículo de superfície não tripulado.
Essa tem sido a grande questão desde que...
Matérias relacionadas
Novos Peugeot 3008 e 5008: recall de mais de 30 mil veículos devido a um problema conhecido