Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Publicação da Nasa sobre invenção do avião irrita brasileiros; saiba o motivo

Post da agência espacial reacendeu disputa centenária entre Brasil e Estados Unidos

21 dez 2025 - 17h24
Compartilhar
Exibir comentários

Uma publicação do Escritório de História da Nasa reacendeu um debate centenário e provocou uma onda de críticas de brasileiros nas redes sociais. Ao apresentar os irmãos Orville e Wilbur Wright como pioneiros da aviação na última quarta-feira, 17, a Nasa foi confrontada por usuários que reivindicam para o brasileiro Santos Dumont o título de inventor do avião.

As reações ironizaram a forma como os norte- americanos teriam conseguido decolar. "Com catapulta até uma vaca voa", escreveu um perfil nos comentários. Usuários lembraram que os aviões dos Wright dependiam de trilhos e de um mecanismo de pesos, como uma espécie de catapulta, para sair do chão.

Brasileiros inundaram a publicação da Nasa no Twitter de memes.
Brasileiros inundaram a publicação da Nasa no Twitter de memes.
Foto: Reprodução/X @NASAhistory / Estadão

A controvérsia não é nova. Há mais de cem anos, Brasil e Estados Unidos sustentam versões distintas sobre a origem do avião. Enquanto os norte-americanos defendem que os irmãos Wright realizaram o primeiro voo em 1903, os brasileiros afirmam que o feito cabe a Santos Dumont, que testou publicamente sua aeronave anos depois.

Pesquisadores e especialistas costumam destacar diferenças consideradas decisivas nos critérios da época. Em 1906, em Paris, o 14-bis de Santos Dumont levantou voo sem qualquer auxílio externo, diante de centenas de pessoas e de uma comissão técnica do Aeroclube da França convocada previamente para acompanhar a demonstração. Já os voos atribuídos aos Wright não teriam contado com testemunhas credenciadas nem ocorrido em exibições públicas.

Veja os comentários:

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade