Nasa define nova data para explorar Psyche, o “asteroide de ouro”
Marcada para este ano, missão foi adiada por problemas de desenvolvimento; previsão é que espaçonave decole em outubro de 2023
A Nasa anunciou na sexta-feira, 28, que deve seguir com a missão Psyche, que visa explorar um asteroide com ferro, níquel e ouro. O lançamento deve ocorrer em 10 de outubro de 2023, com a previsão de a espaçonave chegar ao seu destino no início de 2026.
Chamado de 16 Psyche, o objeto está localizado no cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter, cerca de três vezes mais distante do Sol do que a Terra. Seu diâmetro médio é de 226 quilômetros – aproximadamente um décimo sexto do diâmetro da Lua da Terra.
Cientistas acreditam que, diferentemente da maioria de outros asteroides, que são corpos rochosos ou gelados, o objeto é composto de metal, principalmente ferro e níquel — semelhante ao núcleo da Terra.
O asteroide foi descoberto pelo astrônomo italiano Annibale de Gasparis em 17 de março de 1852. Ele nomeou o objeto em referência à deusa grega da alma, que nasceu mortal e casou-se com Eros (Cupido Romano), o deus do Amor.
Explorando Psyche
No início deste ano, Psyche perdeu seu período de lançamento planejado para agosto 2022 como resultado de problemas de desenvolvimento da missão, levando a uma revisão interna sobre se a missão seria capaz de superar esses problemas para ser lançada com sucesso em 2023.
A diretora do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL, na sigla em inglês) da agência, Laurie Leshin, disse em comunicado que está “confiante no plano de avançar e empolgada com a ciência única e importante que esta missão retornará”, afirmou.
A equipe de pesquisa da missão usará um magnetômetro para medir o campo magnético do asteroide. Um imager multiespectral irá capturar fotos da superfície, bem como dados sobre a composição e topografia do corpo rochoso.
Além disso, a Nasa continua avaliando opções para a missão Janus, que deve explorar sistemas de asteroides binários gêmeos, que foi originalmente programado para ser lançado no mesmo foguete SpaceX Falcon Heavy que a missão Psyche.
A demonstração da tecnologia Deep Space Optical Communications da agência, testa comunicações a laser de alta taxa de dados, também está integrada à espaçonave Psyche e deve continuar conforme planejado na nova data de lançamento.