Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

O que é Claude Code e como você pode usar essa ferramenta para programar com inteligência artificial

Explicamos o que é exatamente o Claude Code, como ele funciona e como pode ajudar os programadores

16 fev 2026 - 12h23
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

O Claude Code é a ferramenta da Anthropic para poder programar com inteligência artificial diretamente no terminal do seu computador. Isso faz com que você não precise instalar nada nem ficar fazendo consultas sem parar no Claude.

Vamos começar explicando de forma simples o que é essa ferramenta e as bases do seu funcionamento. Depois, passaremos a explicar que coisas ela pode fazer e para que serve esse programa voltado para desenvolvedores.

O que é Claude Code

Claude Code é uma aplicação de linha de comando desenvolvida pela Anthropic, a mesma criadora da IA Claude. Trata-se de um programa que permite realizar tarefas de programação a partir do terminal do seu computador, sem necessidade de usar outro programa.

O terminal do computador é aquela tela de comandos que você tem no Windows chamada PowerShell, e que no macOS e no GNU/Linux é simplesmente o Terminal. Em vez de instalar um programa comum que você precisa abrir, o programa é instalado diretamente no terminal e você pode usá-lo por ali.

Com esse programa, você pode usar o Claude para gerar código dentro do terminal. E ele não só gera trechos de código, como também pode agir e raciocinar diretamente sobre seus projetos, vinculando-se ao GitHub.

O Claude Code pode ler, analisar e editar conteúdo na sua base de código. Mas, além disso, também pode executar testes e corrigir os erros que surgirem, gerenciando também fluxos de trabalho.

A forma clássica de gerar código com o Claude é entrar no app ou no site, explicar o ...

Veja mais

Matérias relacionadas

A POCO enfrenta sua maior mudança histórica: o POCO Launcher provavelmente desaparecerá com o HyperOS 4

Um tesouro no lixo: as pessoas estão caçando memória RAM nos pontos de coleta seletiva

Durante anos, o Blu-ray resistiu ao streaming: agora a Sony decidiu encerrar o capítulo de seus gravadores domésticos

Samsung será a primeira fabricante a produzir a memória HBM4; e será para a Nvidia, claro

As sanções dos EUA lotaram as fábricas da China a tal ponto que a gigante local de semicondutores precisa escolher: inteligência artificial ou telefones celulares

Xataka
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade