PUBLICIDADE
AO VIVO
Veja tudo o que rolou na Parada do Orgulho LGBT+ de SP

Microsoft revela PCs "Copilot+" com recursos de IA

20 mai 2024 - 08h57
(atualizado às 16h45)
Compartilhar
Exibir comentários

A Microsoft estreou nesta segunda-feira uma nova categoria de computadores pessoais (PCs) com recursos de inteligência artificial, a medida que se apressa para integrar a tecnologia emergente em produtos de seus negócios e competir com a Alphabet e a Apple.

Em um evento no campus da Microsoft em Redmond, Washington, seu presidente-executivo, Satya Nadella, apresentou o que a empresa chama de PCs "Copilot+", dizendo que uma variedade de fabricantes os venderiam, incluindo Acer e Asustek Computer, além da própria Microsoft.

A Microsoft fez o lançamento dos dispositivos enquanto suas ações eram negociadas perto de máximas históricas, após um rali em Wall Street impulsionado por expectativas de que a IA vai alimentar um forte crescimento de lucros para a empresa e suas rivais da área de big techs.

Capazes de lidar com mais tarefas de IA sem recorrer a centros de dados em nuvem, os novos computadores terão valor inicial de 1.000 dólares e começarão a ser enviados em 18 de junho.

A Microsoft mostrou um recurso chamado "Recall", que ajudará os usuários a encontrar arquivos e outros dados que viram em seu PC, mesmo que fosse em uma aba aberta do navegador da web. A empresa também demonstrou seu assistente de voz Copilot atuando como um treinador virtual em tempo real para um usuário que jogava "Minecraft".

Yusuf Mehdi, que lidera o marketing de consumo da Microsoft, disse que a empresa espera que 50 milhões de PCs com IA sejam adquiridos no próximo ano. No evento à imprensa, ele disse que assistentes de IA mais rápidos que rodam diretamente em PC serão "a razão mais convincente para atualizar seu PC em muito tempo".

As remessas globais de PCs caíram cerca de 15% no ano passado, para 242 milhões, segundo a empresa de pesquisa Gartner, o que sugere que a expectativa da Microsoft é de que a nova categoria de computadores represente cerca de um quinto de todos os PCs vendidos.

"As pessoas apenas precisam ser convencidas de que a experiência do dispositivo por si só justifica essa categoria inteiramente nova de máquinas Copilot+", disse Ben Bajarin, analista da Creative Strategies.

Executivos da Microsoft também disseram que o GPT-4o, a mais recente tecnologia da OpenAI, fabricante do ChatGPT, estará disponível "em breve" como parte do Microsoft Copilot.

A companhia também revelou uma nova geração de seu tablet Surface Pro e da versão notebook do aparelho, o Laptop Surface, que apresentam chips Qualcomm baseados na arquitetura da Arm . A Microsoft também introduziu uma tecnologia chamada Prism que auxiliará softwares escritos para chips Intel e AMD a serem executados em chips feitos com tecnologia Arm.

Os chips Qualcomm Snapdragon X Elite incluem a chamada unidade de processamento neural, projetada para acelerar aplicativos focados em IA, como o software Copilot da Microsoft.

A Microsoft realizou o evento de produtos um dia antes do início da conferência anual de desenvolvedores da empresa.

A Microsoft pretende ampliar sua vantagem inicial na corrida para produzir ferramentas de IA pelas quais os consumidores estejam dispostos a pagar. A parceria com a OpenAI permitiu que ela saísse na frente da Alphabet, enquanto outras grandes empresas de tecnologia correm para dominar o campo emergente.

Na semana passada, a OpenAI e o Google apresentaram tecnologias de IA que podem responder por voz em tempo real e serem interrompidas, ambas características de conversas de voz realistas que os assistentes de voz de IA têm dificuldade em lidar. O Google também anunciou que está implementando vários recursos de IA generativa em seu mecanismo de busca.

A Microsoft contratou a Qualcomm para liderar o esforço de migração do sistema operacional Windows para os designs de chips da Arm em 2016. A Qualcomm tem exclusividade em dispositivos Microsoft Windows que expira este ano. Outros projetistas de chips, como a Nvidia, estão se esforçando para criar seus próprios chips de PC baseados na Arm, noticiou a Reuters anteriormente.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade