Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Inovação

Astroboy, é você? Robô com cara de criança levanta voo na Itália; veja vídeo

iRonCub MK3, robô humanoide equipado com jetpack, é o primeiro a fazer decolagem vertical com sucesso

30 jun 2025 - 17h30
Compartilhar
Exibir comentários

O Instituto Italiano de Tecnologia (IIT) divulgou um vídeo que mostra, pela primeira vez, um robô humanoide realizando um voo vertical bem-sucedido. Batizado de iRonCub MK3, o androide de aparência infantil decolou do chão com a ajuda de quatro propulsores e entrou para a história como o primeiro de sua categoria a voar.

Com apenas 1 metro de altura e pesando cerca de 22 quilos, o iRonCub MK3 possui um jetpack com dois propulsores no lugar dos braços. Em seu último teste, o modelo conseguiu sair do solo e pairar cerca de 50 centímetros no ar, mantendo a estabilidade estabilidade.

O visual infantil tem motivação prática: facilitar a aceitação social e permitir interações mais humanas. Ainda assim, o foco da equipe de robótica do IIT é técnico: desenvolver um humanoide capaz de chegar a lugares que nenhum drone ou robô com rodas conseguiria acessar, como escombros de terremotos, áreas contaminadas por substâncias perigosas ou estruturas elevadas de difícil acesso.

Para voar com segurança, o iRonCub recebeu uma espinha de titânio, capaz de suportar as forças de decolagem; painéis resistentes ao calor gerado pelos gases quentes dos propulsores, que pode ultrapassar 600?°C e um sistema de controle preditivo que recalcula em tempo real o impulso necessário e os ajustes nas articulações, garantindo equilíbrio e resposta rápida mesmo em condições instáveis.

iRonCub MK3, robô humanoide equipado com jetpack, é o primeiro a fazer decolagem vertical com sucesso
iRonCub MK3, robô humanoide equipado com jetpack, é o primeiro a fazer decolagem vertical com sucesso
Foto: Divulgação/Istituto Italiano di Tecnologia / Estadão

Os primeiros testes foram realizados em simulações e túneis de vento. O sucesso do voo em ambiente controlado é um passo crucial, mas a equipe já se prepara para a próxima fase: enfrentar o mundo real, com ventos, chuva e obstáculos imprevisíveis.

No momento, o robô ainda não tem braços funcionais, que foram substituídos por propulsores, mas a equipe já planeja reintegrá-los em versões futuras. A ideia é que o iRonCub consiga não apenas voar, mas também agir com autonomia no solo após o pouso, ampliando seu leque de aplicações.

O iRonCub é uma evolução do iCub, robô criado em 2009 pelo ITT no âmbito do projeto europeu RobotCub. Com altura de 1 metro e sensores táteis, câmeras nos olhos e dezenas de articulações, o iCub foi projetado para estudar cognição e aprendizado motor com base na interação física, inspirado no desenvolvimento infantil. Hoje, é uma plataforma amplamente utilizada em pesquisas de robótica cognitiva no mundo.

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade