Fui roubado no Carnaval: o que fazer nos primeiros 10 minutos para proteger seu dinheiro e seus dados
Em meio à folia, ação rápida é essencial para impedir fraudes bancárias e proteger sua identidade digital
O carnaval é uma das festas nacionais mais aguardadas pelos brasileiros. Mas, infelizmente, é a época perfeita para a ação de criminosos. Celular roubado e furtado em bloco de rua é uma realidade comum. Afinal, o Carnaval concentra milhões de pessoas nas ruas das grandes cidades brasileiras, um ambiente disperso que favorece a prática de crimes como furtos e roubos e, consequentemente, golpes digitais.
Quando isso acontece, os primeiros 10 minutos são decisivos para evitar prejuízos maiores. Agir rápido pode fazer toda a diferença e evita transtornos como contas esvaziadas, cartões clonados e dados usados em golpes. A seguir, um guia prático e direto para reagir imediatamente.
Os primeiros 10 minutos: bloqueie tudo antes que bloqueiem você
Depois do susto, você precisa ser rápido para conter os danos. A prioridade é ser ágil para proteger tudo o que está dentro dele. Hoje, o celular deixou de ser apenas um dispositivo para realizar ligações, pois concentra banco, documentos, redes sociais, autenticação em dois fatores e acesso a crédito. Para evitar que os criminosos consigam dados sensíveis, é fundamental bloquear acessos antes que alguém tente explorá-los. A seguir, veja como fazer isso:
1. Bloqueie o celular remotamente
Use outro dispositivo para acessar o serviço de localização do sistema:
- Android: Encontrar Meu Dispositivo
- iPhone: Buscar (iCloud)
Ative o modo perdido imediatamente. Se houver risco de invasão, apague os dados remotamente. Isso impede que aplicativos ...
Matérias relacionadas
Vítimas brasileiras na guerra: Rússia confirma morte de grupo de combatentes do Brasil