Starlink revela mini laser de 25 Gbps para conexão total
Com alcance de 4.000 km, ele pode conectar outros satélites, naves e estações espaciais. A novidade coincide com o lançamento do avião espião X-37B, que está testando "tecnologias de comunicação a laser".
Dois em cada três satélites que orbitam a Terra são da Starlink, mas a SpaceX não se contenta em ser o maior operador de satélites do mundo. Agora, a empresa quer se tornar a espinha dorsal de tudo o que existe no espaço.
O novo mini laser da Starlink
Minutos antes de abortar pela segunda vez consecutiva o décimo lançamento da Starship (desta vez por causa do mau tempo), a SpaceX publicou um vídeo inédito de sua fábrica da Starlink em Redmond.
A empresa aproveita o vídeo para mostrar sua impressionante capacidade de produção, mas também para revelar uma tecnologia que promete mudar as regras do jogo enquanto a concorrência ainda tenta lançar sua própria constelação: um "mini laser" integrado ao Starlink que permite que qualquer satélite ou estação espacial se conecte à sua rede diretamente do espaço.
Eles já estão testando a novidade em órbita
Mas qual é a diferença? A Starlink já contava com links a laser capazes de transmitir dados a quase 200 Gbps, uma tecnologia que a SpaceX usa internamente para que seus satélites se comuniquem entre si, formando uma malha interconectada no espaço.
O mini laser vai muito além
Michael Nicolls, vice-presidente de engenharia da Starlink, confirmou em sua conta no X a função do novo componente: "O mini laser foi projetado para alcançar velocidades de 25 Gbps em distâncias de até 4.000 km". E ele já está sendo testado com sucesso a bordo de um satélite da missão Starlink G10-20.
4.000 km para conectá-los todos
Um link de 25 gigabits ...
Matérias relacionadas
O corpo alerta para o Alzheimer muito antes do cérebro; a pista está no intestino