Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Animais

Você sabe qual cobra tem o ataque mais rápido? Estudo filmou mais de 30 espécies e descobriu

Pesquisa da Universidade de Monash, na Austrália, foi publicada nesta quinta-feira, 23, em revista científica

24 out 2025 - 15h23
(atualizado às 18h24)
Compartilhar
Exibir comentários
Estudo registro a sequência de bota típico de víboras, que acontece em milissegundos
Estudo registro a sequência de bota típico de víboras, que acontece em milissegundos
Foto: Reprodução/Journal of Experimental Biology/Kinematics of strikes in venomous snakes Open AccessIcon for The Forest of Biologists

Não há quem tenha dúvidas da agilidade de uma cobra ao dar o bote. Mas, entre as espécies, qual delas é a que ataca mais rápido? É o que analisou o estudo Cinemática do ataque de cobras venenosas, da Universidade de Monash, na Austrália, publicado na revista científica Journal of Experimental Biology nesta quinta-feira, 23. A pesquisa filmou mais de 30 espécies e, analisando as imagens, chegou a conclusões interessantes!

Na pesquisa, explicam que as cobras venenosas devem seu sucesso evolutivo, em parte, justamente à eficácia de seus ataques. “O sucesso de um ataque depende do quanto a cobra consegue pegar a presa rapidamente antes que ela tenha a chance de escapar”, pontuam. E isso acontece mais rápido do que se pode imaginar.

A pesquisa mostra que em meio segundo as cobras conseguem partir de uma posição de emboscada tática, longe de suas presas, fazer contato e retornarem para uma posição de repouso. E, no meio disso tudo, podem penetrar a presa e injetar uma dose de veneno.

“As altas velocidades e acelerações utilizadas durante esses comportamentos dificultam a observação desses movimentos a olho nu”, explicam os pesquisadores. Por isso, analisaram 36 espécies de cobra por meio de filmagens em câmera lenta – incluindo o movimento da cabeça, abertura da mandíbula e ejeção do veneno.

O estudo analisou três ‘famílias’ de cobras: as víboras (como jararacas e cascavéis), as elapídeas (que incluem najas, mambas e taipans) e as cobras colubrídeas peçonhentas (como a boiga irregularis).

E, comparando as três, as conclusões foram claras: as víboras são as mais rápidas. 84% das víboras analisadas no estudo atingiram suas presas em menos de 90 milissegundos e 55% nos primeiros 60 milissegundos – mais rápido que a resposta média dos mamíferos.

As víboras são mais rápidas e têm maior aceleração, atingindo suas presas rapidamente. Isso porque elas têm um estilo de predação específico, onde começam seus ataques em uma posição estática e, então, avançam com precisão.

Fonte: Portal Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade