Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Bill Gates explicou em 1991 o significado da sigla no Windows NT, mas desenvolvedor contradiz afirmação

Não há "Nova Tecnologia", segundo Dave W. Plummer

18 dez 2025 - 16h24
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

Se você usa o Windows 10 ou o Windows 11, ainda está usando o Windows NT em segundo plano. É o núcleo (o kernel) que mantém o sistema operacional da Microsoft vivo desde que a empresa decidiu abandonar os fundamentos do MS-DOS com o lançamento do Windows 2000 e do XP.

Por décadas, a "verdade oficial" sobre o significado dessas duas letras era clara, mas, de acordo com um ex-desenvolvedor da Microsoft, fomos enganados pelo marketing.

A versão aceita por todos vem do próprio Bill Gates. Em uma entrevista de 1991, o fundador da Microsoft afirmou categoricamente que NT significava "Nova Tecnologia". Fazia sentido: era um sistema de 32 bits, moderno e destinado a romper com o passado. No entanto, Dave Plummer, um dos desenvolvedores mais veteranos da empresa (e pai do Gerenciador de Tarefas), decidiu corrigir o magnata por conta própria.

Nem "Novo" nem "Tecnologia": a chave era um chip Intel com defeito.

Como Plummer revelou no X, a origem do nome é muito mais técnica e menos pomposa. "NT não significa Nova Tecnologia", afirma o engenheiro. Para entender a realidade, é preciso voltar ao final da década de 80.

A Microsoft começou a desenvolver esse novo sistema operacional não nos processadores x86 que todos conhecemos e ainda usamos hoje, mas em um chip RISC da Intel chamado i860, que recebeu durante o desenvolvimento o codinome "N10". Foi justamente um emulador desse chip que a equipe da Microsoft usou para escrever o código do novo sistema e, como o projeto se baseava na ...

Veja mais

Matérias relacionadas

O Gemini conseguiu fazer o que o ChatGPT não conseguiu: me convencer a usar IA; é assim que ele se tornou uma ferramenta indispensável

O WhatsApp traz a maior atualização da temporada: a mudança mais importante não está no celular, mas no computador

A memória RAM é tão cara que os fabricantes de smartphones já têm um plano: voltar a produzir celulares com 4 GB de RAM

A conversa que a OpenAI não queria que ninguém visse? Acusação revela que o ChatGPT teria guiado uma tragédia e os dados "sumiram"

R$ 20 mil de prejuízo: Criança de 10 anos destrói 50 SSDs do pai para "testar a estabilidade"

Xataka
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade