PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Baleias podem ser grandes aliadas contra mudanças climáticas

Estudos indicam que as baleias ajudam a retirar uma enorme quantidade de carbono na atmosfera, chegando a milhões de toneladas de CO2 antes de serem caçadas

15 dez 2022 - 20h31
(atualizado em 16/12/2022 às 11h25)
Compartilhar
Exibir comentários

Cientistas descobriram que um dos maiores animais que já existiram na Terra pode, literalmente, ser um grande aliado na luta contra as mudanças climáticas. O gigante mamífero marinho tem um papel importante no sequestro de carbono da atmosfera, ajudando a controlar o aquecimento global.

O estudo foi feito por biólogos marinhos da University of Alaska Southeast, analisando principalmente o papel desempenhado pelas baleias comuns e as azuis, duas das maiores espécies existentes. As primeiras chegam aos 27 metros de comprimento, enquanto suas parentes próximas alcançam os 30 metros.

"O tamanho e a longevidade das baleias permitem que estes animais tenham um forte efeito no ciclo do carbono, de forma mais eficiente que animais menores. Isso porque ingerem enormes quantidades de presas e produzem um alto volume de resíduos," afirma Heidi Pearson, uma das responsáveis pela pesquisa.

Foto: Twenty20photos/Envato Elements / Canaltech

A alimentação das baleias provém da filtração da água do mar, de onde elas ingerem pequenos animais marinhos chamados krill, além do plâncton. Por dia, uma baleia azul chega a comer 4% do seu peso, o que significa cerca de 3,5 toneladas de alimento. Além disso, estes animais podem viver até 200 anos.

O papel importante das fezes das baleias

Toda essa comida deve ir para algum lugar. A grande quantidade de fezes destas gigantes marinhas serve de "adubo" para o fitoplâncton, bactérias marinhas capazes de realizar fotossíntese. Os nutrientes presentes nelas, como nitrogênio e fósforo, causam um rápido aumento na população de plâncton que, por sua vez, vai retirar gás carbônico da atmosfera.

A fotossíntese destas espécies marinhas é tão importante para o clima global quanto a das plantas em terra firme. Seguindo a cadeia alimentar, o fitoplâncton vai ser ingerido pelo krill e este, por sua vez, é devorado por animais maiores. No processo, o carbono que estava na atmosfera é fixado na matéria orgânica que compõe os animais e nos próprios resíduos (sim, as fezes) deles, que se deposita no leito oceânico.

Mas isso é relevante para o clima? Sim! Estima-se que antes do período em que a caça de baleias diminuiu cerca de 80% da população destes animais, espécies como a cachalote removiam quase 2 milhões de toneladas de CO2 da atmosfera por ano. Esse número caiu para cerca de 200.000 toneladas nos dias de hoje.

A importância da conservação das baleias

Pelas suas longas migrações pelo oceano, as baleias também desempenham esse papel em uma longa escala geográfica. O trajeto é importante pois, de outra forma, a grande quantidade de nutrientes que elas transportam não chegariam a certos locais.

Ainda existem algumas incertezas nos resultados das pesquisas. Os cientistas não encontraram dados completos para todas as espécies destes animais, mas, de qualquer forma, seus esforços mostram que a preservação das baleias é vital para o equilíbrio da cadeia alimentar nos oceanos e até para o clima do planeta.

Fonte: Trends in Ecology & Evolution Via: Science Alert

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade