Achávamos que o ChatGPT era apenas um chatbot muito capaz; OpenAI acaba de transformá-lo em um assistente de verdade
A OpenAI acaba de lançar o ChatGPT Agent, que pode realizar tarefas complexas por nós
Há muito tempo falamos sobre assistentes de inteligência artificial, mas a OpenAI acaba de transformar essa ideia em algo muito mais concreto. A empresa apresentou o ChatGPT Agent, uma funcionalidade que transforma seu popular chatbot em algo mais autônomo: agora ele é capaz de executar tarefas complexas usando um computador virtual, com ferramentas que permitem navegar e tomar decisões.
No início do ano, a OpenAI havia apresentado o Operator, uma ferramenta que permitia ao ChatGPT interagir com páginas da web. Depois veio o Deep Research, focado em elaborar relatórios longos a partir de múltiplas fontes. A ideia principal era clara: ir além da conversa e se aproximar de tarefas reais. O que foi apresentado hoje é algo como uma ferramenta que unifica todos esses avanços anteriores.
Durante a demonstração, os responsáveis pelo projeto apresentaram uma situação cotidiana: organizar a participação em um casamento. O agente foi capaz de entender o contexto, buscar hotéis, sugerir presentes, levar em conta o clima, o código de vestimenta e até lembrar que era preciso comprar um terno. Ele fez tudo isso analisando a mensagem, acessando a web e agindo passo a passo, como uma pessoa faria. A diferença é que tudo aconteceu dentro do ChatGPT, sem a necessidade de alternar abas ou dar instruções uma a uma.
Algumas das tarefas que o agente já pode controlar:
- Criar apresentações e planilhas a partir de dados reais.
- Planejar jantares completos e gerar a lista de compras com entrega...
Matérias relacionadas
Como funciona a tornozeleira elétrica?
Sony oferece presente para usuários de PS4 e PS5 ao encerrar serviço da PlayStation
Google conseguiu virar o jogo: muitos usuários de iOS agora duvidam que a Apple consiga alcançá-los