Ação anti-inflamatória no corpo, melhora o sono e alivia gases: um dos chás favoritos na dieta de Gisele Bündchen traz combinação potente, segundo a ciência
Chá de erva-doce e camomila serve para que? Dieta de Gisele Bündchen tem bebida rica em benefícios para corpo e saúde
De uso milenar e vindos diretamente da natureza, os chás são aliados da saúde de Gisele Bündchen. Mas será que eles realmente ajudam a tratar inflamações no organismo? E, afinal, por que o corpo inflama?
"Adoro chás porque sempre me fazem bem. Eles podem ajudar na digestão depois do almoço, a acalmar e, se você estiver resfriado, eles são incríveis", disse a top model em post no seu Instagram.
O potencial anti-inflamatório dos chás está relacionado, principalmente, ao conteúdo de polifenóis e flavonoides, compostos bioativos com ação antioxidante. Ainda assim, os estudos clínicos em humanos que comprovem esses efeitos de forma robusta ainda são limitados. A Anvisa diferencia os chás de uso alimentar dos considerados medicinais. Alguns, inclusive, são classificados como fitoterápicos, sempre apresentam contraindicações. Por isso, a recomendação é buscar orientação profissional antes de incluí-los na rotina.
"Embora promissores, os chás devem ser utilizados como coadjuvantes e não substituem terapias médicas. A resposta clínica pode variar conforme o perfil inflamatório do paciente, hábitos alimentares, estilo de vida e pela concentração dos ativos presentes", explica a nutróloga Isolda Prado, diretora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) ao G1. "É preciso cuidado. Algumas podem ser tóxicas e causar efeitos adversos", alertou a médica Patrícia Berilli.
Entre os mais estudados estão:
- Camomila (Matricaria recutita L.) - feita a partir das flores, tem apigenina e flavonoides,...
Matérias relacionadas