A musculação atrai adeptos com a chegada das estações quentes, época que muitos se dedicam ao "Projeto Verão". Dessa maneira, é sempre bom ouvir o especialista para prática segura e nesse sentido o educador físico da Academia Gaviões Antônio Rebolho vai transmitir quatro dicas para evitar lesões na academia.
O quarteto de dicas para evitar lesões na academia
Concentração
A musculação exige uma conexão entre mente e corpo, visualize o músculo trabalhando, sinta a contração, o relaxamento e mantenha as articulações em movimento. Assim, você maximiza os benefícios da atividade e melhora seu desempenho.
Mobilidade
Movimentos como o perdigueiro, a rotação de tronco e a extensão de quadril são excelentes para aumentar a amplitude, reduzir dores e melhorar a performance física, o que previne as lesões.
Exercícios com boa técnica
Aprenda a forma correta de realizar cada movimento e concentre-se em manter a técnica adequada ao longo de todo o treino. Se você é iniciante, tenha cuidado com o excesso de peso e priorize a execução correta das atividades. Preste atenção às repetições e ao tempo de descanso, pois o ambiente de musculação é bastante dinâmico e pode facilmente levar à dispersão.
Supervisão
Se você é iniciante ou tem restrições de saúde, é aconselhável buscar orientação para garantir que execute os exercícios corretamente e de forma segura. Você pode procurar um instrutor na academia ou contratar um personal trainer para receber um treino personalizado de acordo com seus objetivos.
Acréscimo
Por fim, Antônio Rebolho indicou roupas e tênis apropriados para o treino. Também é ideal garantir uma boa hidratação, beber água antes, durante e depois do exercício. Dessa forma, previne a desidratação, reduz o risco de cãibras musculares e minimiza a fadiga.