A creatina é conhecida por ser o "combustível" para os músculos, mas seu papel no corpo vai muito além do levantamento de peso. A função principal da creatina é repor a energia celular de forma rápida. Embora a maior parte dela fique estocada nos músculos, o cérebro é um dos órgãos que mais consome energia no corpo humano e também se beneficia dessa reserva extra. Mas será que faz mal tomar sem treinar?
"É possível tomar creatina mesmo sem treinar. A suplementação contínua é o que permite que ela exerça seus efeitos no organismo. A creatina age por saturação muscular e cerebral, ou seja, precisa ser consumida diariamente para manter níveis adequados e promover benefícios como melhora da força, preservação de massa magra, suporte metabólico e até impacto positivo na função cognitiva", explica a nutricionista Amanda Figueiredo.
Embora seja muito associada ao treino de musculação, seu uso também pode ser indicado em fases de baixa atividade física, recuperação, emagrecimento ou como estratégia de saúde muscular a longo prazo.
"No entanto, a decisão de iniciar a suplementação deve sempre ser feita com orientação de um nutricionista, que irá avaliar a dose ideal e possíveis contraindicações individuais", conclui.